CI807 Especificações – Projeto Final
Semestre 2017-01

1. Regras gerais de submissão e material a ser entregue:

Se qualquer dos requisitos mencionados é um problema para o aluno ou não está claro, procure o professor.

2. Objetivos:

O objetivo do projeto é explorar em profundidade assuntos (problemas atuais) encontrados/tratados na área de gerenciamento de redes. Todos os projetos dentro do possível precisa incluir as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica, proposta de solução, programação, análise da solução, escrita, apresentação e exibição de alguns resultados experimentais.

** Uma pesquisa sobre os temas tratados nas principais conferências de Redes de Computadores, vejam as conferências na apresentação de artigos,  poderá ajudar o grupo a encontrar um problema a ser estudado no projeto.  Não deve ser sobre o artigo que será apresentado, mas pode ser de um tema similar.

** Não associar o seu projeto de disciplina com a sua pesquisa desenvolvida com o seu orientador e vice-versa, ou seja, não associar a pesquisa do projeto como se fosse a sua pesquisa de dissertação ou doutorado.

3. Requisitos gerais:

O projeto pode ser feito em qualquer linguagem de programação que faça sentido. Na programação de sistemas genéricos, é sugerido o uso da linguagem C ou Java. Dependendo do projeto, há diferentes recursos/ferramentas que o grupo poderá usar para testar e avaliar a solução do problema tratado. Na proposta, descreva como o grupo deseja avaliar/testar seu sistema, e assim o professor poderá sugerir alguns recursos.

Os projetos devem sempre estar em evolução. Parte do projeto consiste em fazer busca na literatura, definir o escopo do projeto e fazer uma lista de tarefas.

4. Fases específicas do acompanhamento do projeto:

4.1 Fase I - Proposta inicial de projeto para validação pelo professor

Proposta do projeto escrita em uma página a ser entregue até o dia 03/maio/2017. Esta proposta deveria incluir os itens:

1. Descrição do problema a ser tratado;
  2. Lista dos membros do grupo;
  3. Listar quais questões o grupo tentará  responder ao fazer o projeto;
  4. Descreva o que o grupo desenvolverá ou como o grupo determinará a solução do problema e as respostas às questões que o grupo identificar;
  5. Como será avaliada sua solução ou programa (ferramenta usada);
  6. Bibliografia: Uma lista de referências e URLs usadas no trabalho.
  7. O arquivo em pdf deve ser enviado por email ao professor que comunicará a aceitação ou não do texto. O nome do arquivo deve ser <nome_aluno>_f1.pdf.  Por exemplo, um aluno chamado joão, deve renomear em letras minúsculas seu arquivo como joao_f1.pdf antes de enviar ao professor.  O professor entregará este texto corrigido depois.
4.2 Fase II - Desenvolvimento do projeto e apresentação

Melhorar a proposta de projeto colocando em formato de trabalho científico como abstract, introdução, problema tratado, outras seções consideradas necessárias pelo grupo, cronograma de atividades, conclusão e referências.

Durante o mês de maio e junho, cada grupo terá rápidas reuniões com o professor para discutir seu projeto. Durante a reunião, o grupo mostrará o relatório de status atual do projeto com detalhes atualizados sobre o projeto, qualquer modificação feita, resultados atuais obtidos, etc. O relatório deveria incluir todos os detalhes da especificação inicial, assim como qualquer solução/decisão adicionada. Estas reuniões são informais, mas representa uma oportunidade de obter feedback sobre o seu projeto.

4.4 Fase III - Apresentação e Defesa do projeto

No final do semestre, no dia 21/junho/2017, cada grupo fará uma breve apresentação e exposição visual (poster) do seu projeto , contendo os conceitos de gerência de redes aplicados e os resultados alcançados. O grupo deve se preparar para as questões levantadas pelo professor. A apresentação deverá incluir uma demonstração do software se for viável.

Na data da apresentação, o grupo também entregará: o relatório final do projeto (formato de artigo com 14 páginas coluna simples), uma cópia da apresentação, uma cópia do código e outros recursos externos. O relatório de projeto deverá incluir as seguintes seções:

1. Introdução: O problema que o grupo está tentado resolver.
  2. Trabalhos Relacionados: Cite trabalhos que são "referências" no assunto incluindo suas referências.
  3. Proposta:  Descreva o projeto, a solução que o grupo desenvolveu e que será implementada, e como ela funciona.
  4. Avaliação:  Descreva a implementação da solução, os cenários avaliados, os parâmetros de configuração assumidos, as métricas usadas para avaliar a(s) solução(ões).
  5. Resultados: Uma análise e discussão dos resultados obtidos na avaliação e que conclusões se tira dos resultados.
  6. Conclusão:  Resumo dos objetivos e as conclusões alcançadas com o projeto.
  7. Referências: Uma lista de referências e URLs usadas no trabalho.

Recomendações gerais: Texto em LaTeX, gráficos gerados com Gnuplot, e usar estilo de escrita de texto científico.