CI163 Projeto de Software



Horários e sala:

Quartas e sextas, 17h30-19h10 nas salas: PA02 e PA03

Notas da Disciplina: notas da 1a. 2a. provas exerícios e Trabalhos -->

A nota final da disciplina será composta da seguinte forma: notafinal = (0,35*P1+0,35*P2+0,3*T)/3

No Exame Final será permitida a consulta a 1 folha de papel A4 manuscrita de uso individual

O Exame Final será realizado no dia 04/07 (quarta-feira) as 17h30, na sala de aula (PA03).

-->

Carga Horária:

60 horas - 4 horas semanais - Aulas Práticas: 2 horas - Aulas Teóricas: 2 horas

Ementa:

Projeto de software, interação entre análise e projeto, modelos de projeto de software, métodos de projeto de software, construção do modelo de projeto de software, revisões e inspeções, padrões de projeto, interação entre o projeto e a implementação.

Objetivo:

Adquirir informações essenciais e obter uma visão geral da fase de projeto de software; conhecer os principais conceitos, fundamentos e modelos da fase de projeto de software; ser capaz de desenvolver um produto de software confiável e de qualidade elaborando documentação adequada.

Pré-requisito(s):

Os alunos devem ter cursado CI162 - Engenharia de Requisitos

Bibliografia:

[1] Larman, C. Applying UML and Patterns: An Introduction to Object-Oriented Analysis and Design Prentice-Hall, New Jersey - USA, 1997

[2] Bezerra, E. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML. Ed. Campus - Elsevier, Rio de Janeiro, 2007

[3] Pressman, R.B. Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional Bookman McGraw-Hill, Sexta Edição, 2011, Porto Alegre, RS

[4] Booch, G.; Rumbaugh, J. and Jacobson, I., The Unified Modeling Language User Guide. Addison-Wesley, 1999

[5] Garlan, D., Software Architecture: a Roadmap. Carnegie Mellon University, 2000. CMU-CS-94-166

[6] Wazlawick, R.S. Engenharia de Software: Conceitos e Práticas Elsevier, Rio de Janeiro, RJ, 2013

[7] Sommerville, I., Software Engineering. Addison-Wesley, 1996


Trabalhos práticos:

  1. enunciado do Trabalho Prático

  2. O trabalho deverá ser entregue em um único arquivo em formato pdf, por email para andrey@inf.ufpr.br com assunto: "trabalho ci163 parte x", até o dia 04/10 às 13h59.


Listas de Exercícios:

  1. Exercícios sobre casos de uso

  2. Lista de exercícios

  3. Exercícios do Livro do Bezerra

  4. Lista de exercícios da Apostila do prof. Tacla


No.

Data

Tema

Recursos

1

01/08

Apresentação da Disciplina


2

03/08

Engenharia de Software; Requisitos de Software

resumo, resumo, requisitos

3

08/08

Revisão Engenharia de Requisitos

requisitos , casos de uso e relacionamentos UML (cap 4, 6, 7, 8, 9 e 11) e Caps 9, 10 e 13 do livro Applying UML and Patterns

4

10/08

Introdução ao projeto de software

Slides resumo; Especificações

5

22/08

Diagramas de Sequência de Sistema e Contratos de Operação

Caps 09 e 13 do livro Applying UML and Patterns; Slides

6

24/08

Diagramas de Sequência de Sistema e Contratos de Operação - Exercícios

Caps 09 e 13 do livro Applying UML and Patterns; Slides Exercícios

7

29/08

Notação UML para diagramas de Sequência e Colaboração

Cap 17 do livro Applying UML and Patterns; Slides

8

31/08

Construindo diagramas de Sequência e Comunicação a partir dos contratos de Operação

Caps 13 e 17 do livro Applying UML and Patterns; Slides

9

05/09

Diagramas de Sequência e Comunicação - Exercícios

Caps 13 e 17 do livro Applying UML and Patterns; Slides Exercícios

10

12/09

Padrões de Projeto - GRASP

Cap 18 do livro Applying UML and Patterns; Slides; Vídeo da Aula

11

14/09

Padrões de Projeto - GRASP - Exercícios

Cap 19 do livro Applying UML and Patterns; Exercícios Exercícios

12

19/09

Exercícios

Exercícios

13

21/09

1a. Avaliação


14

26/09

Diagrama de Classes visão de projeto

UML (caps 8 a 12), slides

15

28/09

Diagrama de Classes visão de projeto

UML (caps 8 a 12), slides

03/10

SIEPE


16

05/10

Diagrama de Classes visão de projeto - Exercícios

Exercícios

17

10/10

Visibilidade

Cap 20 do livro Applying UML and Patterns

18

17/10

Do projeto à implementação

Cap 23 do livro Applying UML and Patterns; UML (cap 13)

19

19/10

Diagramas de Estados; Diagramas de Implantação e Componentes; Visão

UML (caps 16 e 17) ; Slides

24/10

Semana Acadêmica Computação


26/10

Semana Acadêmica Computação


20

31/10

Padrões GOF

slides sobre MVC , slides sobre Padrões

21

07/11

Padrões GOF

slides sobre MVC , slides sobre Padrões

22

09/11

Padrões GOF - Exercícios

Exercícios

23

14/11

Introdução ao projeto da arquitetura

slides

24

21/11

Padrões Arquiteturais

slides

25

23/11

Estilos Arquiteturais

Slides

26

28/11

2a. Avaliação


27

30/11

2a. chamada


12/12

Exame Final



links para artigos:

artigo sobre CRC cards
A Laboratory For Teaching Object-Oriented Thinking
artigos sobre a crise de software
No Silver Bullet: Essence and Accidents of Software Engineering
Software Economics
artigos sobre análise de Pontos por Função
Function Points Analysis Training Course; manual livre produzido pela empresa Software Metrics
MK II FUNCTION POINT ANALYSIS COUNTING PRACTICES MANUAL
artigos sobre Pontos por caso de uso
Use Case Points-An Estimation Approach
Comparing Effort Estimates Based on Use Case Points with Expert Estimates
The Estimation of Effort Based on Use Cases