9 A sentença switch

A sentença switch é outra maneira de fazer decisões múltiplas. Ele pode ser usado para testar se uma dada expressão é igual a um valor constante e, dependendo do valor, tomar determinadas ações.

O formato da sentença switch é:

switch (expressao) {

case expressao-constante 1:

sentencas 1

case expressao-constante 2:

sentencas 2

$\vdots$

default:

sentencas n

}

\includegraphics[scale=0.85]{switch}

A sentença switch primeiro avalia a expressão. Se o valor da expressão for igual a uma das expressões constantes, as sentenças que seguem o case são executados. Se o valor da expressão não for igual a nenhuma das constantes, as sentenças que seguem default são executadas.

As sentenças que seguem o case são simplesmente uma lista de sentenças. Esta lista pode conter mais de uma sentença e não é necessário colocá-las entre chaves ({ e }). A lista de sentenças também pode ser vazia, isto é, você pode não colocar nenhuma sentença seguindo o case.

Também não é obrigatório colocar o default. Só o use quando for necessário.

Note no diagrama acima que TODAS as sentenças que seguem a constante com o valor igual ao da expressão serão executados. Para que se execute APENAS as sentenças que seguem o case que seja igual ao valor da expressão precisamos usar a sentença break, que veremos em seguida.

Armando Luiz Nicolini Delgado
2013-10-21