Na medida em que a difusão das tecnologias da informação e comunicação cresce, a transformação do cotidiano de diversos segmentos da sociedade se mostra irreversível. Hoje, os sistemas computacionais, na forma de grandes redes de computadores como a internet, ou de pequenos artefatos computacionais como telefones celulares, dão suporte a uma infinidade de atividades humanas, antes de difícil execução ou simplesmente inimagináveis. Esta transformação da vida diária mediada pela tecnologia tem demandado da academia, da indústria e de outros segmentos da sociedade uma constante atualização de suas organizações e de suas formas de trabalho, fomentando muitas vezes a consolidação de novas disciplinas e novos nichos de mercado.

Em consonância com esta demanda social, a Interação Humano-Computador (IHC) tem por objetivo o desenvolvimento e a avaliação de atividades humanas mediadas por sistemas computacionais. De diversidade disciplinar elevada, pois as facetas da tecnologia são muitas, a área de Interação Humano-Computador tem crescido com o suporte diferenciado de conhecimento desenvolvido em uma infinidade de disciplinas, incluindo Informática, Psicologia, Antropologia, Design, Sociologia, Comunicação, Letras e Lingüística e muitas outras.

Para isto, eventos como o IHC 2004, e similares, são espaços onde profissionais de áreas diversas se encontram para apresentações e discussões sobre teorias, métodos, ferramentas, artefatos, estudos de caso, e muitos outros tópicos diretamente relacionados a esta área emergente.