O evento IHC, ou Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, faz parte da principal série de eventos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) interessada em Interação Humano-Computador no Brasil. Esta série de eventos tem origem na realização do I Workshop Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC'98), realizado em outubro de 1998, em Maringá. Eventos subseqüentes foram realizados em Campinas (IHC'99), Gramado (IHC’00), quando ele passa a ser o evento oficial da Comissão Especial de IHC (CEIHC) da SBC, Florianópolis (IHC’01), e Fortaleza (IHC’02), quando passa de 'workshop' a simpósio. Originalmente anual, em 2003 o IHC passa a ser bienal, alternando sua realização com o Congresso Latino-americano de Interação Humano-Computador (CLIHC), de escopo internacional.

O sucesso dos eventos IHC denota a gradual difusão da área no território nacional, assim como sua consolidação. Enquanto nas primeiras edições a maioria dos trabalhos apresentados era de autores trabalhando nas regiões sudeste e sul, em eventos mais recentes nota-se um crescimento na participação de autores de outras regiões, notadamente da região nordeste.

Neste período, pode-se dizer que o número de participantes cresceu, que a comunidade amadureceu e que adquiriu projeção internacional, o que tem certamente contribuído para manter o rigor nos processos de organização destes eventos, de revisão e seleção dos trabalhos submetidos e de escolha de palestrantes convidados.

Dentre os palestrantes anteriores encontram-se profissionais diretamente envolvidos em Interação Humano-Computador de várias áreas, como Jonathan Grudin (Ciência da Computação) e Tom Carey (Ciência da Computação), no IHC 98; Lucy Suchman (Antropologia) e Mark D. Gross (Design) no IHC'99; Allen Cypher (Ciência da Computação) e Donald A. Norman (Ciências Cognitivas) no IHC’00; Ben Shneiderman (Ciência da Computação) e Jenny Preece (Sistemas de Informação) no IHC’01, Jean Vanderdonckt (Ciência da Computação) e Philippe Palanque (Informática) no IHC’02, e Terry Winograd (Ciência da Computação) e John M. Carroll (Psicologia e Sistema de Informação), no CLIHC 2003. Os palestrantes do IHC 2004 serão Henry Lieberman (Inteligência Artificial e IHC), e Liam Bannon (Ciências Cognitivas e Design de Interação).

Seguindo os esforços anteriores e os anseios da comunidade, a edição a ser realizada em Curitiba em 2004 tem por meta duas frentes adicionais, uma disciplinar e outra institucional. A disciplinar tem por objetivo aprimorar a integração com outras disciplinas do perfil da área no Brasil, fomentando a inserção de respectivos profissionais na comunidade. A institucional visa fomentar a integração entre academia, indústria, e outros segmentos da sociedade. Em conformidade com estas metas, tanto os tópicos sugeridos para a submissão de contribuições como o perfil do comitê de programa, procuram reforçar a interação de IHC com outras disciplinas, áreas e instituições.