Programa
- Visão geral: Introdução à ideia de imitar o comportamento humano utilizando uma máquina como meio. O conceito de "inteligência" e suas características básicas. O Teste de Turing.
- Revisão de Lógica Proposicional. Breve apresentação de Lógica de Predicados de Primeira Ordem.
- Introdução ao conceito de Programação em Lógica. A linguagem Prolog e suas variações. Princípios de funcionamento da máquina Prolog. Construção de predicados para problemas clássicos.
- Conceitos de solução automática de problemas. Divisibilidade de um problema. Busca exaustiva (não apoiada por parâmetros heurísticos). Explosão combinatória do espaço de busca. Aplicação de funções heurísticas. Busca heurística.
- Algoritmos tradicionais de Busca heurística em Grafos OU. Gerar e testar. Subida de encosta. Têmpera Simulada. A*. IDA*. SMA*. Análise Intermediária.
- Algoritmos tradicionais de Busca heurística em Grafos E-OU. Fundamentos da representação por Grafos E-OU em contraponto à de Grafos OU. Algoritmo SSS*. Algoritmo Poda Alfa-Beta.
- Aplicação de conceitos de Busca heurística para planejamento automático. Sequências de ações como solução de problemas. O mundo de blocos virtuais.
- Conceitos clássicos de Representação de Conhecimento humano. Representação interna e externa do conhecimento. A pré-suposição da existência de um sistema de símbolos. Abordagem dos diferentes tipos de representação e suas implementações. Representação abstrata e o mundo físico.
- Técnicas tradicionais de Representação de Conhecimento. Representações orientadas por assertivas lógicas: Regras de Produção, Regras de Horn. Representações orientadas a objeto: Frames, Redes Semânticas.