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Introdução

A rede de computadores para uso da comunidade de professores, alunos e funcionários que orbita em torno de um curso de graduação em computação, vem ganhando proeminência cada vez maior.

Se o estabelecimento e manutenção de uma rede que atenda de maneira adequada às diferentes necessidades dos seus usuários é um desafio técnico e administrativo para qualquer instituição de ensino superior, muito mais o é no caso das instituições públicas, em vista da notória exigüidade de recursos humanos e financeiros com que são obrigadas a conviver na realidade da atual política educacional brasileira.

Pelo início de 1999, a equipe de professores do Departamento de Informática (DInf) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) responsável pela administração do conjunto de equipamentos sob o domínio inf.ufpr.br adotou uma série de medidas para a racionalização dos seus recursos computacionais que consolidaram-se numa política de administração de recursos computacionais que vem permitindo ao DInf atender à demanda de serviços computacionais de maneira bastante adequada. Este artigo pretende expor este modelo.

Na seção [*] procuramos dar uma idéia da realidade do DInf no que diz respeito à demanda de serviços computacionais a serem atendidos. Nessa descrição, procuramos caracterizar os principais problemas encontrados para a adminitração de uma rede local a serviço de um Departamento das dimensões do DInf.

A seção [*] procura apresentar o modelo adotado pela equipe tecnicamente responsável pelo domínio inf.ufpr.br, a fim de satisfazer essa demanda com os recursos disponíveis.

A seção [*] procura fazer uma breve descrição dos recursos computacionais à disposição do DInf, comparando a situação no momento imediatamente anterior à adoção do modelo apresentado na seção [*] (abril de 1999) com a situação atual (abril de 2001), quando considera-se o modelo definitivamente implantado.

Concluimos o texto tecendo alguns comentários a respeito dos efeitos sobre a comunidade de usuários percebidos ao longo da consolidação da solução; procuramos dar especial ênfase aos reflexos educacionais que acreditamos estarem diretamente ligados à estruturação dos serviços computacionais oferecidos pelo DInf.


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Marcos Alexandre Castilho 2001-08-24