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Introdução


A rede de computadores para uso da comunidade de professores, alunos e funcionários que orbita em torno de um curso de graduação em computação, vem ganhando proeminência cada vez maior.

A dinâmica que rege a aquisição de equipamentos e a contratação de recursos humanos nas Instituições Públicas Federais de Ensino Superior é bem conhecida de todos os que já trabalham há algum tempo em tais Instituições.

A necessidade de recursos computacionais na escala hoje comum em departamentos acadêmicos é relativamente recente. A distribuição de vagas para pessoal técnico de apoio adequado, bem como seus planos de cargos e salários é praticamente inexistente.

A crônica insuficiência de dotação orçamentária das Instituições Públicas de Ensino implica em que a aquisição de equipamentos faça-se sempre 'a conta gotas', na medida das possibilidades de captação de recursos financeiros. Assim, os equipamentos são comprados em épocas diferentes, de diferentes fornecedores, em diferentes estágios de tecnologia, e mais, as decisões que norteiam estas compras são muitas vezes tomadas por grupos desarticulados constituídos por pessoas com objetivos diferentes, em alguns casos a fim de resolver problemas particulares e imediatos.

O resultado a que tende tal conjuntura ao longo do tempo é que o patrimônio resultante se constitua num verdadeiro 'Zoológico do Hardware e do Software', criando problemas técnicos de compatibilidade, segurança, atualização, desempenho, etc, que acabam por consumir todas as energias dos seus responsáveis técnicos.

No início de 1999, a equipe de professores do Departamento de Informática (DInf) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), responsável pela administração do conjunto de equipamentos sob o domínio inf.ufpr.br, adotou um modelo de gestão de recursos computacionais, modelo este consistindo de um conjunto de diretrizes e políticas para a racionalização da aquisição e administração de recursos computacionais. O modelo foi coerentemente ajustado ao longo dos meses seguintes, consolidando-se numa série de políticas de administração de recursos computacionais que vem permitindo ao DInf atender à demanda de serviços computacionais de maneira bastante adequada.

Este artigo pretende expor o modelo adotado pelo DInf-UFPR para a administração dos recursos computacionais sob o domínio inf.ufpr.br. A próxima seção enumera as diretrizes e políticas e indica as relações entre elas.

Concluímos o texto tecendo alguns comentários a respeito dos efeitos sobre a comunidade de usuários, efeitos estes percebidos ao longo da consolidação da solução; procuramos dar especial ênfase aos reflexos educacionais que acreditamos estarem diretamente ligados à estruturação dos serviços computacionais oferecidos pelo DInf.



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Marcos Alexandre Castilho 2001-05-26