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Além dos aspectos técnicos e administrativos discutidos acima, o modelo
aqui exposto possui uma base pedagógica que sempre esteve presente como
'pano-de-fundo' desde a concepção do modelo e merece discussão neste
ponto.
Acima dos critérios de qualidade de um sistema operacional, quanto a sua
confiabilidade, funcionalidade ou ergonomia, o que se argumenta é quanto
a qualidade pedagógica da solução aqui apresentada. Ao implementar toda
uma solução baseada em Software Livre, estimula-se uma série de aspectos
positivos na formação de nossos alunos.
- A busca do conhecimento:
- o Software Livre implica, por definição, na
abertura da possibilidade de se deter todo o conhecimento embutido em
uma aplicação. A tecnologia de sistemas de informação deixa de ser uma
'caixa preta' criada por uma 'sociedade superior', passando a estar ao
alcance de todos.
- Associação mais íntima entre teoria e prática:
- em disciplinas como
Bancos de Dados, Sistemas Operacionais, Construção de Compiladores,
Algoritmos e Estruturas de Dados, por exemplo, a possibilidade de se
aplicar a teoria, melhorando algoritmos e verificando execuções só é
possível quando se tem acesso a 'como' o sistema foi desenvolvido e não
simplesmente a 'o que' ele faz. Assim, procura-se formar verdadeiros
profissionais capazes de ter uma visão completa de sistema, que vai da
concepção ao uso de sistemas de informação, ao invés de simplesmente
prepararmos 'usuários com um melhor conhecimento de informática'.
- Responsabilidade profissional:
- o profissional de informática
familiarizado com o Software Livre adquire maior sentido de
responsabilidade sobre o sistema que desenvolve. Cabe a ele identificar
e diagnosticar os erros e a sua capacidade para fazê-lo repousa em seu
conhecimento, auxiliando-o a posicionar-se diante das questões éticas e
sociais em torno da filosofia que anima a comunidade do Software Livre.
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Marcos Alexandre Castilho
2001-05-26