Memória Virtual para Computadores com Memória Infinita

pipeline A virtualização da memória foi inventada na década de 1960 para esconder do programador o tamanho da memória física instalada e as idiossincrasias da memória secundária (discos magnéticos).

Na próxima década estarão disponíveis máquinas com hexabytes de memória RAM, com uma fração desta sendo não-volátil. Uma memória com 16 hexabytes pode ser considerada "infinita", e os sistemas operacionais desenvolvidos na época em que a memória principal era pequena, e memória secundária lenta era necessária, podem ser re-projetados. Neste re-projeto, todos os artefatos introduzidos para esconder od discos lentos do programador podem ser eliminados.

Em particular, sistemas com paginação sob demanda são ineficientes com memórias maiores do que 2^50 bytes, enquanto que segmentação volta a ser uma possibilidade assaz eficiente.

Este projeto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a implementação de de um sistema de gerenciamento de memória com segmentação.


Time:

Publicações:

  1. Lauri P Laux Jr, R A Hexsel. Back To The Past: When Segmentation Is More Efficient Than Paging. 17th WPerformance, CSBC 2018, Jul 2018.

  2. Lauri P Laux Jr, R A Hexsel. Back to the Past: Segmentation with Infinite and Non-Volatile Memory. XVII Simpósio em Sistemas Computacionais (WSCAD-SSC'16), pgs 1-12, Out. 2016.


Última Revisão: 23mar2021
voltar para: encargos |página