Introdução
- Esta disciplina é ofertada na forma presencial no período regular 2021/2, conforme resolução CEPE 22/21. Veja orientações da PROGRAD. Observe as normas para frequentar a universidade, especialmente em relação à vacinação.
- Na eventualidade de uma volta temporária a ensino remoto teremos aulas síncronas e aulas assíncronas em substituição às aulas presenciais. Só para lembrar, as aulas síncronas consistem em reuniões virtuais, nas quais alunas e alunos devem estar presentes, logados, no mesmo momento, na pataforma de reunião, e as aulas assíncronas correspondem a atividades feitas pelos alunos e alunas no momento que desejarem, individualmente ou em grupos, conforme o caso, dentro de prazos estabelecidos.
- A experiência com 8 turmas ministradas remotamente em ERE1, ERE2, ERE2020 e 2021/1 foi muito boa, tanto este professor como os(as) alunos(as) aprenderam muito. Importantíssima para o resultado atingido foi a forte cooperação de todos(as).
- Você deve ter notado uma diferença das aulas remotas em relação às aulas presenciais. No esquema remoto você precisa estudar mais por conta própria, seguindo as orientações fornecidas. Nos encontros a matéria é vista, mas eles rendem muito mais se você estiver fazendo a sua parte. Você não é mais assistente da aula, você tem que ser participante ativo do processo.
- Agora com alegria, embora com algum receio, voltamos ao modo presencial. Esperamos poder reunir as coisas boas da experiência remota com a riqueza dos encontros reais.
- Obrigado pela confiança em escolher esta disciplina este semestre. Desejo um ótimo período para todos!
- IMPORTANTE: Leia a apresentação "Orientações para a disciplina" na seção Material de apoio e siga instruções na seção Comunicação.
- Ah, a foto do banner é de um trabalho final de Arquitetura de Computadores, mas com muito do que será visto este semestre.
Ementa
- Introdução aos circuitos CMOS, memória RAM e ROM, temporização de circuitos combinacionais, temporização de circuitos sequenciais, máquinas de estados complexas, assembly do MIPS, implementação da versão de ciclo longo do MIPS. Gasto energético e meio ambiente.
Comunicação
- Esta página web é a referência para a disciplina.
- O ambiente UFPR Virtual é a plataforma de EAD da universidade, a qual terá as atividades a serem desenvolvidas. Já teste seu acesso antes das aulas iniciarem.
- O Discord será a plataforma default de comunicação extra-classe presencial, esclarecimento de dúvidas e avisos. Se inscreva com Link convite no server da disciplina. Microsoft Teams pode ser plataforma alternativa, verifique seu acesso com email da UFPR.
Ensalamento
- 3a 17:30 PA05
- 5a 17:30 PA05
- ensalamento
- Importante: sempre verifique no cronograma de aulas alguma exceção
Avaliações
Componente | Peso | Data |
P1 | 25 pts | Ver cronograma |
T1 | 25 pts | Ver cronograma |
TF | 50 pts | Ver cronograma |
PF | | Ver cronograma |
Trabalhos e listas exercícios
Material de apoio
- Leia esta apresentação, há informações úteis slides
- pCloud convite
- Outros materiais ver no UFPR virtual
Bibliografia
- Básica
- Material fornecido pelo professor ao longo do curso
- Hexsel, R. Sistemas Digitais e Microprocessadores, Ed. UFPR, 2012, ISBN 9788573353068
- Contemporary Logic Design, Randy H Katz, Benjamin-Cummings, 1994, ISBN 080532703-7
- Suplementar
- Introduction to Computing Systems: From Bits and Gates to C and Beyond, Yale N Patt e Sanjay J Patel, 2003, 2a ed., McGraw-Hill.
- Patterson, D.A. e Hennessy, J.L. Organização e projeto de computadores - A interface hardware/software. 4a ed., Campus Elsevier, ISBN 9788535235852, ou edições anteriores.
- David Money Harris e Sarah L. Harris. Digital Design and Computer Architecture. Morgan Kaufmann, 2007. ISBN: 9780123704979.
- Circuitos Digitais e Microprocessadores, H Taub, McGraw-Hill, 1985.
- Sistemas digitais : princípios e aplicações, R J Tocci, N S Wiedmer, G L Moss, Pearson/Prentice Hall, 2007.