Áreas de Orientação




Atualmente, estou interessado em orientar alunos nos seguintes temas:


Redes Sociais e Econômicas

Com a ascensão da Web, a computação teve que lidar com um mundo em que as restrições dos sistemas de computação não eram apenas tecnológicas, mas também humanas; impostas pelos complexos efeitos que as pessoas criam quando coletivamente usam a Web para comunicação, auto-expressão e criação de conhecimento. As ferramentas ideais para essas situações são a teoria dos jogos e teoria dos grafos.

Alguns contextos de estudo em Redes Sociais e Econômicas são:



Algoritmos de Otimização

A otimização é usada em problemas de engenharia, de administração, de logística, de transporte, de economia, de biologia ou de outras ciências, quando se consegue construir modelos computacionais do problema em questão, em geral com o objetivo de maximizar lucros ou minimizar custos. Quando o número de soluções é finito, uma maneira ingênua de encontrar a melhor solução é testar todas as possíveis soluções. Na prática, porém, mesmo em problemas pequenos, essa estratégia pode ser muito ruim. Assim, os algoritmos de otimização usam técnicas inteligentes para encontrar a solução destes problemas de maneira rápida. Alguns dos mais conhecidos problemas de otimização:

Algumas das técnicas usadas para resolver problemas de otimização são:



Processamento de Áudio e Computação Musical

A tecnologia atual permite a implementação de algoritmos de processamento de áudio, que têm sido desenvolvidos para os mais diversos objetivos. Dentre eles, podemos citar:

A introdução da tecnologia MIDI permitiu computadores interagirem com sintetizadores através de uma interface comum. Desde então, o termo "computação musical" foi usado para descrever as aplicações da computação em composição musical. A computação musical inclui a teoria e aplicações de tecnologias na música, como a síntese de som, processamento de áudio digital, design de som, difusão sonora, acústica e psicoacústica.