CI228 - Redes III – Projeto Final
Segundo Semestre 2007

1. Regras gerais de submissão e material a ser entregue:

Se qualquer dos requisitos mencionados é um problema para o aluno ou não está claro, procure o professor.

2. Objetivos:

O objetivo do projeto é explorar em profundidade assuntos (problemas atuais) encontrados/tratados na área de gerenciamento de redes. Todos os projetos devem incluir uma etapa de programação, uma etapa de análise, um etapa de escrita, uma apresentação e exibição de alguns resultados experimentais.

*** Uma pesquisa sobre os temas tratados nas principais conferências de Redes de Computadores poderá ajudar o grupo a encontrar um problema a ser trabalho no projeto.

3. Requisitos gerais:

O projeto pode ser feito em qualquer linguagem de programação que faça sentido. Na programação de sistemas genéricos, é sugerido o uso da linguagem C ou Java. Dependendo do projeto, existem diferentes recursos que um grupo pode usar para testar e para avaliar a solução do problema tratado. Na proposta, descreva como o grupo deseja avaliar/testar seu sistema, e assim o professor poderá sugerir alguns recursos.

Os projetos devem sempre estar em evolução. Parte do projeto consiste em fazer busca na literatura, definir o escopo do projeto e fazer uma lista de tarefas.

4. Fases específicas do acompanhamento do projeto:

4.1 Fase I - Proposta inicial de projeto para validação pelo professor 

Proposta do projeto escrita em uma página a ser entregue até o dia 06/09/2007. Esta proposta deveria incluir os itens: 

  1. Descrição do problema a ser tratado;
  2. Lista dos membros do grupo;
  3. Listar quais questões o grupo tentará  responder ao fazer o projeto;
  4. Descreva o que o grupo desenvolverá ou como o grupo determinará a solução do problema e as respostas às questões que o grupo identificar;
  5. Como será avaliada sua solução ou programa (ferramenta usada); 
  6. Bibliografia: Uma lista de referências e URLs usadas no trabalho.
  7. O  arquivo em formato pdf deve ser enviado ao professor por email e uma cópia impressa deve ser entregue ao aluno MONITOR.

4.2 Fase II - Proposta de projeto

Melhorar a proposta de projeto colocando em formato de trabalho científico como abstract, introdução, problema tratado, outras seções consideradas necessárias pelo grupo, cronograma de atividades, conclusão e referências.  

4.3 Revisão de status do projeto

Durante a semana de 16-18 de outubro, cada grupo terá uma rápida reunião com o professor para discutir seu projeto. Durante esta reunião, o grupo mostrará o relatório de status atual do projeto com detalhes atualizados sobre o projeto, qualquer modificação feita, resultados atuais obtidos, etc. O relatório deveria incluir todos os detalhes da especificação inicial, assim como qualquer solução/decisão adicionada. Esta reunião é informal, contudo representa uma oportunidade de obter feedback sobre o seu projeto.

4.4 Fase III - Apresentação e Defesa do projeto

No final do semestre, em data a ser definida, cada grupo fará uma breve apresentação visual de 20 minutos do seu projeto, contendo os conceitos de gerência de redes aplicados e os resultados alcançados. O grupo deve se preparar para as questões levantadas pelo professor. A apresentação deverá incluir uma demonstração do software se for viável.

Na data da apresentação, o grupo também entregará: o relatório final do projeto, uma cópia da apresentação, uma cópia do código e outros recursos externos. O relatório de projeto deverá incluir as seguintes seções:

  1. Introdução: O problema que o grupo está tentado resolver.
  2. Trabalhos Relacionados: Cite trabalhos que são "referências" no assunto incluindo suas referências.
  3. Descrição:  Descreva o projeto, a solução que o grupo desenvolveu/implementou, e como ela funciona.
  4. Avaliação:  Descreva os cenários avaliados e as ferramentas que o grupo usou para realizar o projeto.
  5. Resultados: Uma discussão da avaliação e dos resultados obtidos e o que se aprendeu com o projeto.
  6. Conclusão:  Resumo dos objetivos e as conclusões alcançadas com o projeto.
  7. Referências: Uma lista de referências e URLs usadas no trabalho.
Recomendações gerais: Texto em LaTeX, gráficos gerados com Gnuplot, e usar estilo de escrita de texto científico.