Professor: André Guedes
Horário: 3as e 5as, 13:30
Sala de aula: PC-03
Lista de e-mails: https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/geometria
- Ao inscrever-se você receberá mensagem pedindo confirmação. Só após a confirmação você estará efetivamente inscrito.
- A lista só aceita mensagens enviadas a partir do endereço com o qual você se inscreveu.
- Você pode inscrever mais de um endereço.
Apresentar os conceitos fundamentais de Geometria Computacional e algumas técnicas para a resolução de problemas com mais de uma dimensões.
Uma prova e trabalhos práticos envolvendo a solução algorítmica de problemas usando as técnicas vistas na disciplina.
Veja suas notas aqui.
Os números do tipo "[nn]" se referem a itens da bibliografia.
Usaremos o livro Computational Geometry: Algorithms and Applications [1] como livro texto.
[1] Computational Geometry: Algorithms and Applications. M. de Berg, M. van Kreveld, M. Overmars, O. Cheong. Springer, 3a. Ed. 2008.
[2] Computational Geometry: An Introduction. F. P. Preparata, M. I. Shamos. Springer-Verlag, 1985.
[3] Introdução à Geometria Computacional. L. H. de Figueiredo, P. C. P. Carvalho. 18o Colóquio Brasileiro de Matemática. IMPA. 1991.
[4] Introduction to Algorithms. Thomas H. Cormen, Charles E. Leiserson, Ronald L. Rivest, e Clifford Stein. 2009.
[5] Algorithm Design. Jon Kleinberg e Éva Tardos. 2005.
[6] Algorithmic Geometry. J-D. Boissonat, M. Yvinec. Cambridge University Press, 1998.
[7] [Reconhecimento de Padrões em Subdivisões Planares http://dspace.c3sl.ufpr.br:8080/dspace/handle/1884/1899]. Pedro Ribeiro de Andrade Neto. Dissertação de mestrado, PPGInf/UFPR, dezembro 2004.
[8] Estruturas de Dados. P.A.S. Veloso, C.S. Santos, P.A. Azeredo, A.L. Furtado. Editora Campus, Rio de Janeiro, RJ, 1986.
[10] The Algorithm Design Manual. Skiena. Springer, 1998.
[11] Algorithms. R. Sedgewick. Addison-Wesley, Reading, Massachusetts, 1983.
[12] Data Structures and Algorithms. A.V. Aho, J.E. Hopcroft, J.D. Ullman. Addison-Wesley, Reading, Massachusetts, 1983.
[13] Algorithms and Data Structures. N. Wirth. Prentice-Hall, 1986 (Tradução: Algoritmos e Estruturas de Dados. Prentice-Hall do Brasil Ltda, 1989).
[14] The Art of Computer Programming vol. 1, D.E. Knuth.
[15] The Art of Computer Programming vol. 3, D.E. Knuth.
[16] The Art of Computer Programming vol. 4, D.E. Knuth.
[17] Competitive Programming 3: The New Lower Bound of Programming Contests (Steven Halim e Felix Halim)
[18] Handbook of Discrete and Computational Geometry —Third Edition— edited by Jacob E. Goodman, Joseph O'Rourke, and Csaba D. Tóth CRC Press LLC, Boca Raton, FL, 2017. ISBN 978-1498711395 (68 chapters, xix + 1928 pages)
[19] Handbook of computational geometry. J.-R. Sack and J. Urrutia (Eds.). 2000. North-Holland Publishing Co., NLD.