Cartão CRC
A modelagem CRC é uma técnica com o intuito de determinar as necessidades do usuário.
A técnica foi apresentada inicialmente para fins didáticos, pois facilita o entendimento do pensamento voltado a objetos.
Ao invés de tentar fazer o ensino e o design de Orientação a Objeto ser o mais próximo possível do ensino de programação estruturada, o meio mais efetivo encontrado foi remover o material familiar e estruturar uma nova técnica.
Vem sendo utilizada também durante o processo de desenvolvimento por programadores do paradigma de orientação a objeto (OO) e destaca-se por ter abordagem simples e direta.
Utiliza fichas comuns divididas em três partes: nome da classe, responsabilidade e colaboradores.
A classe é a estrutura que abstrai um conjunto de objetos similares, e seu nome deverá ser estar indicado no topo do cartão.
As responsabilidades são obrigações ou conhecimento de uma classe e devem ser listadas no lado esquerdo do cartão.
Os colaboradores correspondem a outros cartões necessários para que suas responsabilidades possam ser executadas quando não possui o conhecimento necessário, e localiza-se no lado direito do cartão.