Esta aula é sobre a publicação de dados estruturados em RDF seguindo os princípios de Linked Data e as melhores práticas. Começa com a observação de dados existentes na Web e segue com a modelagem dos seus próprios dados, reutilizando vocabulários conhecidos e vinculando seus dados a outras fontes de dados.
Abra um arquivo de texto em branco que você salvará como <nome>-<sobrenome>.txt. Você colocará as respostas (sucintas) às perguntas abaixo. As perguntas estão numeradas (P1, P2,...). No final da aula envie uma mensagem para: carmemhara@gmail.com com o Assunto: "CI087: Aula 1 de laboratorio"
Anexe a esta mensagem os arquivos: <nome>-<sobrenome>.txt e <nome>-<sobrenome>.ttl (com o conteúdo explicado abaixo).
Nesta parte, examinaremos dados de um conhecido fornecedor de dados ligados, o DBpedia. Usaremos um navegador da Web (Firefox) para observar como as pessoas podem acessar dados estruturados fornecidos na Web.
dbo:birthDate
e veja o que é mostrado lá. (P3) Que tipo de informação esta propriedade fornece? Escreva a sua resposta em português no arquivo de texto.
dbo:birthPlace
. Mova o mouse no segundo link na coluna Valor. Na parte inferior esquerda da janela do navegador, você deve ver o URL ao qual este link está apontando. Escreva este URL no seu arquivo de texto. Clique no link e, em seguida, veja a barra de endereço no Firefox. Compare-o com o link que você viu antes de anotá-lo no seu arquivo de texto. (P6) Por que eles são diferentes? O que o endereço no link representa no que diz respeito ao endereço para o qual você é redirecionado? Explique de forma concisa em seu arquivo de texto.
about:config
e aperte Enter. Clique no botão, apesar do aviso. Então, na barra de pesquisa, escreva accept.default
. Deve haver apenas uma linha. Clique com o botão da direita sobre a linha e substitua a string com: application/rdf+xml
Digite na barra de endereços: http://dbpedia.org/resource/England
. (P9) O que acontece?
text/turtle
e volte para http://dbpedia.org/resource/England
. (P10) O que acontece?
accept.default
ao seu valor padrão, clicando com o botão direito do mouse sobre ele e escolhendo "Reset" e volte para http://dbpedia.org/resource/England
. (P11) O que acontece? Explique por que você recebeu os dados em diferentes formatos nos itens 10, 11 e 12.
Agora que você viu como funciona um site de Linked Data, você estará editando e publicando seus próprios arquivos RDF. Queremos que você aprenda uma sintaxe para RDF e saiba como modelar o conhecimento neste modelo de dados. Você descreverá seu perfil pessoal para construir uma rede social distribuída.
Você usará o vocabulário "Friend of a Friend" (FOAF) e, portanto, o documento RDF que você criará será seu perfil FOAF.
Observe os dados. <#me> é um IRI relativo. Corresponde a um IRI completo obtido pela concatenação do URL do documento que o contém o #me. Este IRI identifica que todos os predicados usados com ele estão descrevendo seus atributos, como o seu nome e sobrenome. (P12) Quais outros IRI relativos existem? Escreva sua resposta no seu arquivo de texto.
Este documento diz que <#me> é um foaf:Person. foaf:Person representa de fato o IRI http://xmlns.com/foaf/0.1/Person
porque definimos o prefixo foaf: no início do documento. A propriedade a
é uma abreviatura para o IRI http://www.w3.org/1999/02/22-rdf-syntax-ns#type
que também poderia ser escrito rdf:type
dado o prefixo rdf:
no início. Todos os IRIs que são usados na posição do objeto de uma tripla rdf:type
(ou seja, após a palavra a
) são classes. (P13) Identifique as outras classes e escreva-as no seu arquivo de texto.
dbpedia-owl:Scientist
. Adicione um prefixo apropriado no início do seu documento RDF e expresse o fato de que você é um cientista no arquivo .ttl.
dc:title
, dc:creator
, etc. Precisamos definir o prefixo dc:
mas talvez não nos lembremos do IRI completo. Para isso, acesse a página prefix.cc. Adicione o prefixo apropriado e adicione os triplas que definem o título e o criador do documento Turtle.
Se você não sabe o que o IRI deve usar para uma determinada propriedade, você pode procurá-la entre os vocabulários existentes utilizando um serviço de busca. Por exemplo, use o "Linked Open Vocabularies" para encontrar uma propriedade IRI que indique que você possui uma coisa particular. Adicione uma tripla que diz que você possui algo, como um laptop. Você precisa definir uma IRI para o seu laptop (por exemplo <#meuLaptop> ).
Se você ainda não consegue encontrar um IRI on-line para o que deseja dizer, você ainda pode criar seus próprios IRIs. Você pode até criar um vocabulário para o que você precisa e publicá-lo on-line para que outras pessoas possam usá-lo. Se você ainda tiver tempo, seja criativo com a descrição de si mesmo em seu perfil FOAF.