Notícias
01/10/2012
NR2/DINF recebe visita de professor francês participante do programa CAPES/COFECUB
Do dia 05 a 09 de Novembro de 2012, o NR2/DINF receberá a visita do professor francês André-Luc Beylot, participante do projeto de Cooperação Internacional intitulado "MMAPS - Gerenciamento, Mobilidade, Arquitetura, Protocolos e Segurança na Internet do Futuro e das Coisas" do programa CAPES/COFECUB. O projeto é composto pelas instituições brasileiras UFPR, UFRGS e UFMG e as instituições francesas INRIA Nancy, Université de Toulouse e Université de Paris-Est.
A visita do professor francês visa dar prosseguimento às atividades do projeto e estabelecer bases para uma cooperação mais ampla a partir de 2012. O professor também proferirá palestra sobre tópico avançado em redes de computadores e comunicação sem fio, sendo uma oportunidade para alunos de graduação e pós-graduação ampliarem seus conhecimentos na área. Em breve, maiores informações serão divulgadas sobre a palestra.
Breve biografia do professor:
André-Luc Beylot é professor no Institut de Recherche en Informatique de Toulouse (IRIT), instituto de pesquisa que faz parte da École Nationale Supérieure d'Electrotechnique, d'Electronique, d'Informatique, d'Hydraulique et des Télécommunications (ENSEEIHT). André-Luc possui diploma em Engenharia pelo Institut d'Informatique d'Entreprise em 1989 e doutorado em computação pela Universidade Pierre et Marie Curie - Paris VI, obtido em 1993. Em 2003 obteve o "Habilitation à Diriger des Recherches" (HDR) pela Université de Versailles. De 1993 a 1995, ele trabalhou como pesquisador no Institut National des Télécommunications (INST) e como pesquisador no laboratório CNET da France Telecom de 1995 a 1996, em Rennes. De 1996 a 2000, André-Luc atuou como professor no laboratório PRiSM, na Université de Versailles. Desde Setembro de 2000, André-Luc é professor no departamento de telecomunicações e redes do ENSEEIHT. Desde 2008, ele lidera o grupo de pesquisa de engenharia de redes e de telecomunicações (Ingénierie Réseaux et Télécommunications - IRT) do IRIT, e é diretor do IRIT desde Janeiro de 2011. Seus interesses de pesquisa incluem: qualidade de serviço em redes móveis, veiculares, ad hoc e de sensores; comunicação via satélite, avaliação de desempenho; e protocolos cross-layer.
VOLTAR