Memória
O Departamento de Informática da UFPR é um dos mais antigos do país. Criado em 20 de agosto de 1971 foi primeiro denomindado Departamento de Estatística e Computação Eletrônica.
Em 10 de abril de 1975 passou a ser chamado de Departamento de Informática, mas apenas em 22 de dezembro de 1988 foi desmembrado do Departamento de Estatística, e as disciplinas e professores de cada área foram separados.
Em julho de 1975 foi realizado o primeiro exame vestibular para o curso de Tecnólogo em Processamento de Dados, curso com duração de 3 anos que tinha por objetivo formar rapidamente técnicos capacitados para atender à demanda crescente de informática no país. As aulas práticas eram realizadas no CCE (Centro de Computação Eletrônica) e tinham em sua infra-estrutura um equipamento IBM 1130 com 8 kbytes de memória, no qual os alunos processavam seus programas codificados em cartões perfurados na linguagem Fortran.
Em 1988 o curso de Tecnólogo em Processamento de Dados foi transformado no curso de Bacharelado em Informática, com 4 anos de duração.
Em 1996 o Departamento criou o Mestrado em Informática, o primeiro do estado do Paraná, tendo formado mais de 200 mestres nos primeiros 10 anos.
Em 2000 o Curso de Bacharelado em Informática foi avaliado com conceito A pelo MEC e seguindo sua recomendação, teve o nome alterado para Bacharelado em Ciência da Computação, em setembro de 2001.
Em 2008 a CAPES aprovou o Doutorado em Informática, primeiro doutorado público na área de Ciência da Computação no Paraná, que passou a ser oferecido pelo Departamento de Informática em 2009.
Hoje o DInf está entre os melhores departamentos de computação do Brasil. O corpo docente atual está envolvido em projetos de pesquisa de ponta nas mais diversas áreas da computação.