Última atualização em 11/08/2006.
Sistemas Distribuídos Dinâmicos de Larga Escala (CAPES-PROCAD) Este projeto CAPES-PROCAD visa o desenvolvimento de estratégias para a construção de sistemas distribuídos de larga escala. Os principais atributos das estratégias propostas são escalabilidade e tolerância a falhas. A maioria das técnicas, algoritmos e práticas para desenvolvimento de sistemas distribuídos não considera aspectos dinâmicos, comuns em vários tipos de aplicações atuais, como os sistemas peer-to-peer (P2P). Neste projeto estas abordagens serão revistas considerando as características de sistemas altamente dinâmicos, nos quais os nodos entram e deixam o sistema rapida e imprevisivelmente. O projeto prevê bolsas de doutorado nas instituições cooperadoras, bem como mestrado sanduiche e visitas técnicas. Parceiros: UFCG, UFRGS. Projeto em andamento, início: 2006.

GigaMan P2P: Uma Arquitetura P2P para Gerência de Redes Óticas (RNP)
Este projeto foi um dos contemplados pelo Edital da rede Giga da RNP. Estas redes oferecem grandes desafios em termos de gerência, especialmente considerando as aplicações com requisitos fortes de qualidade de serviço (QoS, Quality of Service). Neste projeto foi definida uma arquitetura peer-to-peer multicamada, baseada em agentes, para gerenciamento de redes ópticas pertencentes a múltiplos domínios administrativos. Sub-projetos para avaliação da sobrecarga da infraestrutura P2P, bem como para rerroteamento MPLS (MultiProtocol Label Switching) estão propostos. Página Web Oficial Parceiros: UFCE, UFRGS, UFRJ. Projeto em andamento, início: 2006.

Computação Distribuída Tolerante a Falhas na Internet (CNPq)
A Internet é utilizada tradicionalmente como infra-estrutura para publicação e obtenção de dados, dos mais diversos formatos. Nos últimos anos, entretanto, ela vem utilizada também como infraestrutura para a execução de tarefas. Neste projeto foi feita a proposta de uma rede overlay escalável para computação distribuída na Internet, estratégias para obtenção e manuntenção da topologia de redes de topologia arbitrária e redes dinâmicas. Outros subprojetos incluiram o desenvolvimento da computação distribuída de integridade, a definição de critérios de conectividade para roteamento tolerante a falhas, além de uma estratégia denominada de roteamento reverso, para descoberta da rota exata percorrida por um pacote IP recebido da Internet. Projeto em andamento, início: 2003.

GT-DirEdu: Grupo de Trabalho da RNP em Diretórios para a Educação Superior (RNP)
Este Grupo de Trabalho da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) teve dois objetivos: disseminar a tecnologia de diretórios através da criação de um piloto rodando sobre múltiplos sistemas autônomos e propor uma estratégia para a criação de diretórios para o ensino superior, voltada para aplicações de autenticação e autorização. Parceiros: RNP, PUCPR, CEFET-PR. Projeto executado em 2003-2004, concluído.

RNP Redes Avançadas: Experimentos de Monitoração na REMAV-Curitiba (RNP)
Neste projeto da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), a equipe do projeto ReMAV-Curitiba (ver abaixo) se uniu para propor o desenvolvimento de aplicações avançadas sobre a infra-estrutura que continuava (e continua) funcional. Promovemos uma atualização dos dispositivos de rede que interligavam as três instituições que compõem a ReMAV-Curitiba, transformando-a na primeira rede metropolitana multi-institucional do Brasil funcionando em taxas de gigabits por segundo. Aplicações de educação à distância, telemedição e gerência de redes foram desenvolvidas sobre a nova infra-estrutura.. Parceiros: RNP, PUCPR, CEFET-PR. Projeto executado em 2002-2004, concluído.

Ferramentas para Avaliação de Desempenho de Comunicação Cliente/Servidor na Internet (UFPR/Furukawa)
Este projeto teve por objetivo desenvolver ferramentas para medição de parâmetros clássicos de desempenho a partir da interação de sistemas cliente/servidor sobre a Internet. O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa Furukawa Industrial S.A., tendo como motivação oferecer aos seus clientes a confirmação dos níveis de serviço contratados a partir da infra-estrutura da empresa. Projeto executado em 2001-2002, concluído.

Gerência de Redes Tolerante a Falhas (CNPq)
Uma das principais funções da gerência de redes é a gerência de falhas, que inclui a detecção, o isolamento e solução de falhas na rede. Como o sistema de gerência de falhas funciona na própria (que falha) é fundamental que a gerência de falhas seja tolerante a falhas, para funcionar corretamente nos períodos em que é justamente necessária. Este projeto incluiu o desenvolvimento de diversas técnicas confiáveis de monitoração de redes locais e de longa distância, além da produção de ferramentas, padrões e software para gerência de falhas tolerante a falhas. Projeto executado em 1999-2003, oficialmente concluído mas com resultados ainda em produção.

ReMAV-Curitiba: Experimentos de Gerência e Multimídia em Rede Metropolitana (RNP)
Neste projeto da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) foi implantanda em Curitiba a uma metropolitana multi-institucional de alto desempenho. A rede mais tarde foi atualizada, e continua em funcionamento, ligando laboratórios de pesquisa em redes de computadores e sistemas distribuídos das principais instituições de ensino e pesquisa do estado do Paraná. Os projetos de pesquisa desenvolvimentos pela equipe incluiram sistemas de gerência de falhas e aplicações multimídia baseadas em multicast. Parceiros: RNP, TecPar, PUC-PR, CEFET-PR. Projeto executado em 1998-2000, concluído.

Prof. Elias P. Duarte Jr.     Departamento de Informática     UFPR