Universidade Federal do Paraná
Departamento de Informática
Bacharelado em Ciência da Computação
Prof. Elias P. Duarte Jr.

Lista 2 de Redes de Computadores II




  1. Explique o processo de abertura de conexão TCP. Um famoso ataque da Internet, o TCP-SYN-Flooding é baseado neste processo. Como é feito este ataque? Lembre-se o administrador de uma rede deve conhecer os ataques para saber evitá-los!

  2. O TCP oferece serviço de entrega de fluxo confiável de bytes da origem ao destino. Ele usa confirmações de entrega, junto ao controle de fluxo. Para que serve o controle de fluxo do TCP?

  3. Explique a funcionalidade de todos os campos do header TCP.

  4. O que é congestionamento numa rede de computadores? Por que se diz que o congestionamento das ruas de uma cidade é completamente diferente do congestionamento de uma rede?

  5. Explique o funcionamento do algoritmo Slow-Start TCP, uma das abordagens para controle de congestionamento na Internet.

  6. Explique como o TCP calcula o timeout. Por que calcular o timeout precisamente é tão importante?

  7. O que é a retransmissão rápida? Por que ela ajuda a manter o desempenho da conexão TCP?

  8. Cite 3 timers (temporizadores) usados pelo TCP, explicando a funcionalidade de cada um.

  9. Para que servem o algoritmo de Nagle e a solução de Clark? Explique detalhadamente os critérios que elas usam para atingir seus objetivos.

  10. Explique o encerramento de uma conexão TCP. Por que ela feita de forma independente pelos dois lados? Por que o processo pode não ser capaz de realmente encerrar a conexão de forma correta?
  11. Explique o que é o modelo Cliente-Servidor, usado como paradigma por virtualmente todas as aplicações da Internet (mesmo outros modelos, como peer-to-peer e de objetos distribuídos podem ser mapeados para o modelo Cliente-Servidor).

  12. Os sistemas Cliente-Servidor podem ser classificados como concorrentes ou iterativos. Explique.

  13. Outra classificação dos sistemas Cliente-Servidor depende do protocolo de transporte que usam, TCP (orientado à conexão) ou UDP (não orientado à conexão). Explique mostrando também quais podem ser iterativos e concorrentes.

  14. O que é um socket? Qual a relação entre os sockets e os protocolos TCP/IP?

  15. Explique os comandos básicos para a construção de clientes e servidores com sockets. Mostre as diferenças quando se usa UDP e TCP.

  16. Quais comandos do socket bloqueiam?

  17. Qual comando do socket vai dentro do loop: listen ou accept? Para que servem estes comandos?

  18. O protocolo BOOTP apresenta duas fortes vantagens sobre o protocolo RARP, apesar de que ambos tem a funcionalidade básica de permitir que um host obtenha um endereço IP na inicialização. Que vantagens são estas?

  19. Faça uma comparação agora entre o DHCP e o BOOTP.

  20. Há dois RFC's básicos do DNS, por que um só protocolo de aplicação precisa de dois documentos?

  21. Explique o funcionamento das consultas recursivas e iterativas do DNS, lembre-se que o resolvedor (cliente) é leve!

  22. Descreva a estrutura hierárquica utilizada para a construção de nomes DNS.

  23. O roteamento na Internet é feito tomando por base a rede dividida nos chamados Sistemas Autônomos (Autonomous Systems - SA's). Daí surgem os conceitos de roteamento interno e roteamento externo, explique.

  24. Existem vários algoritmos de roteamento e vários protocolos de roteamento. O que faz um algoritmo? O que faz um protocolo?

  25. Explique como funciona o algoritmo de roteamento de Bellman-Ford. Cite 2 desvantagens deste algoritmo. Apesar destas desvantagens, há uma vantagem importante que garante que este é o algoritmo mais usado para roteamento na Internet, que vantagem é esta?

  26. O protocolo OSPF é o único padrão TCP/IP baseado no algoritmo de Djikstra do caminho mínimo. Por que este protocolo não poderia ser de roteamento externo?

  27. O protocolo RIP é muito popular para roteamento interno. Este protocolo, entretanto apresenta problemas tais como a convergência lenta. Explique este problema e uma solução para ele.

  28. O protocolo HELLO é o único protocolo de roteamento que não usa a distância em hops (passos) como métrica, mas sim o atraso (tempo) para um destino. Mostre um exemplo em que esta métrica cria problemas de desbalanceamento no uso da rede.

  29. Explique o funcionamento do protocolo BGP, virtualmente o único protocolo de roteamento externo usado na Internet.

  30. Uma alternativa radicalmente diferente para roteamento na Internet é baseada no protocolo MPLS de faz comutação circuitos baseada em fluxos. Responda: o que é um fluxo? Por que é mais eficiente fazer o roteamento de fluxos baseado em comutação de circuitos e não usando a tradiocional comutação de pacotes?