Bem vindo(a) a página do projeto Computando Meu Contexto

O projeto Computando Meu Contexto visa levar computação para pessoas que geralmente não teriam acesso à ela. Fazemos oficinas plugadas e desplugadas para trabalhar os mais diversos conceitos, desde o conceito de algoritmos até o impacto da computação na vida das pessoas.

O projeto ocorre em parceria com duas instituições: o CRAS e o EJA.

CRAS

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No Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, trabalhamos com jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2017, preparamos um curso chamado Programando Meu Contexto. No decorrer do curso, 9 jovens exploraram, brincaram e criaram com computação - com e sem computador no Centro da Juventide. A experiência foi divulgada no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e podem ser acessada aqui.

Com o sucesso do projeto, iniciamos em 2018 uma parceria formal com a Assistência Social de Pinhais e abrimos duas turmas novas, uma no CRAS Oeste e outra no Centro da Juventude. Nestas turmas, recebemos jovens atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Diferente da primeira experiência, não fomos bem sucedidos e tivemos muitos abandonos, o que mostrou a necessidade de alterar a estrutura do projeto. Apresentamos nossos resultados de 2018 na 1ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa. Você pode ver a apresentação aqui.

Começamos, então, a realizar oficinas autocontidas ( ao invés de um curso de longo prazo ) nos próprios momentos onde os jovens já se encontram. Preparamos oficinas de teatro, música eletrônica, pixel art, Scratch, entre outras. Este modelo parece estar trazendo melhores resultados neste momento.

Em uma destas oficinas autocontidas, surgiu uma ideia que é o foco do projeto com os CRAS em 2019: o projeto LabCRAS. A ideia é transformar os CRAS em espaços da criatividade, onde os jovens poderão criar, explorar e brincar com os mais diversos materiais. O mais legal é que este espaço será pensado pelos próprios jovens, a partir da análise dos problemas feita por eles mesmo. Submetemos o projeto para o Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil 2019 e estamos torcendo para participar do desafio!

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EJA

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Esta iniciativa que ocorreu em 2018 se desenvolveu como parte do projeto de extensão Computando meu Contexto, proposto pela equipe de pesquisa de IHC do Programa de Pós Graduação da UFPR. Essa iniciativa focou nos alunos da Educação de Jovens e Adultos, e a parceria foi realizada com a escola municipal Rachel Mader, localizada no Uberaba em Curitiba.

A visão desta iniciativa do projeto foi direcionada pelo Design Socialmente Consciente, que busca trazer aspectos da vida dos alunos como preferências, seus afazeres entre outros, para ensinar as habilidades do Pensamento Computacional aplicada nestes contextos. Os conhecimentos que se desejava transmitir foram todos nivelados de acordo com os estudantes, já que é comum dentre os alunos das séries iniciais da EJA pouco contato com a tecnologia.

Foram oito workshops: tiramos fotos para que os participantes perdessem o receio com tecnologia, aprendemos como votar usando uma urna eletrônica, ligamos pelo whatsapp e até mesmo jogamos bingo. Legal né?

A ideia de abordar alunos da Educação de Jovens e Adultos surgiu da aluna Júlia, pois em seu projeto de graduação em Ciência da Computação em 2015 já havia trabalhado com este público juntamente com Pensamento Computacional.

Este projeto foi desenvolvido como parte de seu projeto de Dissertação de mestrado, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2019. Para os próximos passos, a acadêmica pretende, ao ingressar no doutorado, também em 2019, aprofundar o referencial teórico e dar continuidade nesse projeto por mais 3 anos, para, então, poder acompanhar o desenvolvimento dos alunos mais de perto.

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Participe!

Este ano pretendemos realizar mais atividades e quem sabe você não faz parte desse processo de transformação da vida de outras pessoas e de você mesmo.

Veja o edital para seleção de prováveis bolsistas para 2019.

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