Infraestrutura

Estrutura tecnológica

A infra-estrutura tecnológica do DInf totaliza hoje mais de 500 pontos de trabalho em 13 laboratórios de pesquisa e 4 laboratórios de ensino. A conexão com a Internet é feita por meio da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que oferece suporte a aplicações avançadas e conexões de alta velocidade para a comunidade acadêmica brasileira.

Do ponto de vista de sua estrutura computacional, o Departamento de Informática implementa hoje um dos mais bem concebidos modelos para o uso racional com qualidade da verba pública e é hoje referência no uso de Software Livre.

O parque computacional do DInf atende cerca de 2000 usuários entre acadêmicos de diversos cursos de graduação e pós-graduação, sistema de bibliotecas, além dos docentes e servidores técnico-administrativos da UFPR.

O ambiente computacional integrado permite que cada usuário tenha disponível espaço de armazenamento individualizado e seguro, além da possibilidade de acesso remoto ou via rede sem fio em todo espaço físico do Departamento.

Os usuários têm a disposição mais de 2000 softwares instalados e atualizados, mais de 300 títulos de revistas científicas e mais de 1 Gbits de banda de rede; além de conta de email e espaço para suas próprias home-pages.


* Clique aqui para ver as Normas de Uso dos Laboratórios


O núcleo de serviços

O DInf tem hoje em seu parque computacional mais de 12 servidores de computação de última geração, que servem aos mais diversos serviços:

*   Servidor de email e webmail;
*   Servidor web;
*   Servidor de disco (cerca de 170TB);
*   Rede sem fio gratuita;
*   Diversos servidores de processamento (em 2014 totalizando mais de 750 núcleos) com 3.5 Tb de RAM;
*   Backbone interno de 10Gbps e saída para Internet a 10Gbps, via RNP (Rede Nacional de Pesquisa);
*   Aproximadamente 500 terminais gráficos para acesso aos servidores;
*   Backup incremental;
*   Proteção elétrica (no-breaks e gerador);
*   Mirror oficial latino-americano do sourceforge.net;
*   Repositórios das distribuições Linux Debian e Ubuntu além de outros repósitórios de Software Livre (33TB);
*   Computadores servidores para os projetos Xadrezonline, Biblioteca Digital da UFPR, Revistas Eletrônicas da UFPR, Paraná Digital, entre outros mantidos pelo C3SL;