Oficina sobre Design e Avaliação de Interfaces para Ambientes Educacionais

Local: IHC 2004, Curitiba
Data: 17/10
Horário: 9:00 às 18:00hs.

Organizadoras:
Raquel Oliveira Prates (IME, UERJ) - raquel@ime.uerj.br
Maria Cecília Calani Baranauskas (IC, Unicamp) - mailto:cecilia@ic.unicamp.br

Objetivos e Tópicos de Interesse:

Ambientes educacionais baseados em Tecnologias da Informação e Comunicação têm, cada vez mais, sido usados tanto para apoiar e complementar o ensino feito em sala de aula, quanto para possibilitar o ensino a distância e atividades de formação profissional. A qualidade da interface com os usuários destes ambientes é determinante no seu sucesso. Assim, o objetivo desta oficina é reunir pessoas desenvolvendo e pesquisando interfaces para ambientes educacionais, para discutir seus trabalhos. Os tópicos de interesse incluem:

- Requisitos e desafios de interfaces em ambientes educacionais
- Usos, especializações ou novas teorias que fundamentem a área
- Métodos de design específicos para estas interfaces
- Métodos de avaliação específicos para estas interfaces


Submissões:

Os interessados deverão submeter:

- um resumo estendido de 2 páginas do seu trabalho na área
- uma justificativa de por quê gostariam de participar da oficina
- uma nota biográfica do(s) autor(es) (max. de 10 linhas).


Até dia 27 de agosto, por email para as organizadoras

Datas Importantes:

- Envio de submissões: 27 de agosto
- Notificação de aceitação: 06 de setembro
- Envio de versão final do resumo estendido: 27 de setembro

Atividades Pré-Oficina

Uma vez selecionados os participantes da oficina, seus trabalhos serão disponibilizados aos demais participantes. Espera-se que antes da oficina no IHC os participantes leiam os trabalhos dos demais participantes e colaborem na discussão dos tópicos específicos a serem discutidos durante o encontro.

Cronograma Preliminar de Atividades

Note-se que este cronograma está sujeito a adaptações.

Manhã Abertura e apresentação de participantes e seus trabalhos.
Definição de tópicos específicos para discussão em pequenos grupos.
Tarde Discussão em sub-grupos.
Apresentação de resultados dos trabalhos dos sub-grupos, discussão geral e fechamento.