Descrição
Este campo de pesquisa
tem como finalidade principal abordar conceitos pedagógicos e
computacionais para nortear o projeto e a implementação de
programas capazes de interagir com aprendizes durante longos
períodos de aquisição de conhecimento específico em uma dada
área (por exemplo, geometria ou
geografia). Nele, há também o interesse em se determinar as
modalidades didáticas de interação (por exemplo,
uma apresentação adequada do conteúdo seguida de exercícios e de
avaliação pertinente). Sistemas
de Tutores Inteligentes (STI) representam um avanço em relação aos
sistemas de tutoria tradicionais ou mesmo aos microcosmos (ambientes de
aprendizagem) tanto no que se refere à articulação das informações de
entrada produzidas pelo aprendiz quanto à geração das informações
de saída em formas variadas de representação.
A pesquisa atual em STI poda ser dividida em três ações principais:
(1) reunir pesquisas das diversas vertentes da Inteligência Artificial
tais como Cognição e Busca Heurística que contribuiram com teorias
subjacentes aos STI;
(2) encorajar o intercâmbio científico entre estes indivíduos de Ciência da
Computação e de Educação;
(3) avaliar os
esforços atuais na tentativa de identificar recomendações para linhas
futuras de pesquisa.
O Grupo de Pesquisa em
Sistemas Tutores Inteligentes da UFPR
aborda um amplo conjunto de assuntos que cobrem
disciplinas da Inteligência Artificial Clássica, tais como
Jogos Educacionais, Liguagens e Ferramentas de Autoria
e Simuladores Inteligentes.
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