Portal de Processos de Negócio da Dataprev
Desenvolvimento e Manutenção de Software (PD-Dataprev)
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Orientação para Escrita de Histórias de Usuário

1.  Identificando as Personas

Personas fornecem uma discriminação mais refinada dos usuários e suas necessidades. Personas primárias representam os usuários com necessidades específicas que podem ser satisfeitas com uma interface de usuário projetada especificamente para eles. Personas secundárias são pessoas que também utilizam o sistema, mas pode usar uma interface que foi projetado para uma persona primária.

  • Não invente personas do nada.
  • Desenvolva uma persona específica - uma pessoa real que possa ser entrevistada, com a qual você possa interagir e vir a entender. 
  • Identifique os objetivos da persona para que você possa ver o que seu sistema precisa e o que não precisa fazer.
  • Projete seu sistema para tornar mais fácil para que uma pessoa possa utilizar o sistema. 
  • Personas secundárias são somente secundárias. Você não precisa desenvolver histórias especificamente para elas.
  • Não crie um número muito grande de personas. Se você identificou mais do que três personas, seu sistema é provavelmente grande demais e deve ser dividido em subsistemas.

2.Atributos para uma Boa História

  • Uma boa História de Usuário deve atender os 6 atributos (INVEST) a seguir:
    • Independente: representa que a história pode ser desenvolvida, testada e potencialmente entregue sozinha. Mesmo sendo impossível para alguns sistemas, a História de Usuário deve ser independente. A ideia é sermos capazes de programar e implementar em qualquer ordem. Colocar em produção deve ser uma decisão de negócio. Histórias interdependentes dificultam o planejamento das sprints.
    • Negociável: uma História de Usuário não é um contrato e nem uma especificação detalhada. Deve capturar a essência e não os detalhes.
    • Valor: uma História de Usuário deve ser valiosa para o cliente. 
    • Estimável: ela deve prover informação suficiente para ser estimada, mesmo sem ser muito detalhada. Se não há informação suficiente para permitir que a equipe faça uma estimativa, a história não poder ser iniciada.
    • Pequena (small): Uma História de Usuário não pode demorar mais do que uma sprint para ser concluída. Qualquer estória de usuário maior do que isso será difícil de se planejar ou se estimar com segurança. No entanto, deve-se tomar cuidado para a história não ser tão pequena que seu conteúdo não possa ser estimado ou que necessite frequentemente de revisão.
    • Testável: a História de Usuário deve ser clara o suficiente para ser testada.

3. Dicas Gerais

3.1. Escreva em voz ativa e sentença simples.

Evite sentenças compostas e voz passiva na escrita das histórias.

3.2. Evite linguagem ou jargões técnicos na escrita das Histórias de Usuário.

Tente pensar em regras de negócios ao invés de tecnologia. Exemplo:

DE "Como um cliente, eu posso selecionar meu estado a partir de um drop-down box de abreviações para evitar a entrada de estados inválidos."

PARA "Como um cliente, eu posso submeter uma abreviação válida de estado para garantir um orçamento de cobertura de seguros mais preciso."

3.3. Evite utilizar "E", "OU" e "MAS".

Evite utilizar o E, o OU ou o MAS nas suas histórias para separar dois "verbos+adjetivos". Exemplo:

DE  "Como um segurado, eu quero poder navegar pela tela, entrar com informações pessoais e do veículo, e submeter minha aplicação online para requerer cobertura de seguro de automóvel."

PARA duas histórias:
 "Como um segurado eu quero poder navegar pela tela de cobertura para selecionar o tipo de cobertura que eu preciso."
 "Como um segurado, eu quero submeter minha aplicação online para requerer cobertura de seguro de automóvel."

O "E" ou "OU" podem ser utilizados para separar dados. Exemplo: "informações pessoais e do veículo".

3.4. Evite o uso de delimitadores de frase

Evite utilizar delimitadores de frase tais como EXCETO, SEM, AO MENOS QUE nas suas histórias. Delimitadores de frase costumam indicar sentenças com dois objetivos. Quebre em mais de uma histórias. Exemplo:

DE "Como corretor de seguros, eu posso substituir uma negação de cobertura para um candidato a cliente para aumentar nossa base de clientes, a menos que a negação era devido ao mau crédito, caso em que eu posso confirmar a negação de proteger a nossa base de clientes."

PARA "Como corretor de seguros, eu posso substituir uma negação de cobertura para um candidato a cliente com bom crédito para aumentar a nossa base de clientes." E

"Como corretor de seguros, eu posso confirmar uma negação de cobertura para um candidato a cliente com mau crédito para proteger a nossa base de clientes." 

3.5. Use Temas e Épicos quando necessário:

  • Temas:  Um tema é um grupo de histórias de usuário que compartilham atributos em comum. Muitas vezes, várias histórias  de usuário terão objetivos similares ou estarão relacionadas de uma maneira óbvia. Todas elas direcionadas juntas a um único caminho, no entanto, elas não precisam encapsular um fluxo de trabalho específico ou ser entregues necessariamente juntas. Vale ressaltar também que um tema pode conter vários épicos ou várias estórias de usuário.

  • Épicos: Épico é uma grande histórias de usuário que não pode ser concluída em uma única sprint, se assemelhando a um tema por ser construída com múltiplas histórias. Apesar das histórias que compõem um épico serem concluídas de forma independente, o seu valor para o negócio não será entregue até que todo o épico esteja completo. Isso significa que não faz sentido entregar um épico sem que todas as histórias atreladas a ele estejam completas.

3.6. Diga O QUE e não COMO

A história deve dizer o resultado esperado e não como atingí-lo. Exemplo

DE "Como um viajante, eu posso reservar um voo partindo um dia antes do meu compromisso para que eu possa ser pontual no meu compromisso."  Se você vai chegar de avião, ônibus, carro ou trem faz parte de como você vai chegar.

PARA "Como um viajante eu posso estar no local e hora designado para meu compromisso para que eu possa ser pontual."

3.7. Evite ambiguidade

Quando se tiver dúvidas se outras pessoas estão com o mesmo entendimento que o autor da história, sugere-se solicitar que a frase seja reescrita com outras palavras para verificar se a história foi bem compreendida. Evite utilizar termos como "montante adequado", "horário ideal", e demais termos que são facilmente compreendidos de maneira diferentes por diferentes pessoas.

4. Os 3 "C"s

  • Cartão: Histórias do usuário são tradicionalmente escritas em cartões.A ideia é que o tamanho do cartão ajuda a não escrever histórias grandes.
  • Conversa: Lembrete para explorar os assuntos com PO e/ou cliente.
  • Confirmação:  Representam os testes de aceitação que confirmam se a História foi codificada de forma correta.

Referências



DATAPREV - Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social
CGQS - Coordenação Geral de Qualidade de Software

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