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Personas fornecem uma discriminação mais refinada dos usuários e suas necessidades. Personas primárias representam os usuários com necessidades específicas que podem ser satisfeitas com uma interface de usuário projetada especificamente para eles. Personas secundárias são pessoas que também utilizam o sistema, mas pode usar uma interface que foi projetado para uma persona primária.
2.Atributos para uma Boa História
Evite sentenças compostas e voz passiva na escrita das histórias.
Tente pensar em regras de negócios ao invés de tecnologia. Exemplo:
DE "Como um cliente, eu posso selecionar meu estado a partir de um drop-down box de abreviações para evitar a entrada de estados inválidos."
PARA "Como um cliente, eu posso submeter uma abreviação válida de estado para garantir um orçamento de cobertura de seguros mais preciso."
Evite utilizar o E, o OU ou o MAS nas suas histórias para separar dois "verbos+adjetivos". Exemplo:
DE "Como um segurado, eu quero poder navegar pela tela, entrar com informações pessoais e do veículo, e submeter minha aplicação online para requerer cobertura de seguro de automóvel."
PARA duas histórias:
"Como um segurado eu quero poder navegar pela tela de cobertura para selecionar o tipo de cobertura que eu preciso."
"Como um segurado, eu quero submeter minha aplicação online para requerer cobertura de seguro de automóvel."
O "E" ou "OU" podem ser utilizados para separar dados. Exemplo: "informações pessoais e do veículo".
Evite utilizar delimitadores de frase tais como EXCETO, SEM, AO MENOS QUE nas suas histórias. Delimitadores de frase costumam indicar sentenças com dois objetivos. Quebre em mais de uma histórias. Exemplo:
DE "Como corretor de seguros, eu posso substituir uma negação de cobertura para um candidato a cliente para aumentar nossa base de clientes, a menos que a negação era devido ao mau crédito, caso em que eu posso confirmar a negação de proteger a nossa base de clientes."
PARA "Como corretor de seguros, eu posso substituir uma negação de cobertura para um candidato a cliente com bom crédito para aumentar a nossa base de clientes." E
"Como corretor de seguros, eu posso confirmar uma negação de cobertura para um candidato a cliente com mau crédito para proteger a nossa base de clientes."
Temas: Um tema é um grupo de histórias de usuário que compartilham atributos em comum. Muitas vezes, várias histórias de usuário terão objetivos similares ou estarão relacionadas de uma maneira óbvia. Todas elas direcionadas juntas a um único caminho, no entanto, elas não precisam encapsular um fluxo de trabalho específico ou ser entregues necessariamente juntas. Vale ressaltar também que um tema pode conter vários épicos ou várias estórias de usuário.
Épicos: Épico é uma grande histórias de usuário que não pode ser concluída em uma única sprint, se assemelhando a um tema por ser construída com múltiplas histórias. Apesar das histórias que compõem um épico serem concluídas de forma independente, o seu valor para o negócio não será entregue até que todo o épico esteja completo. Isso significa que não faz sentido entregar um épico sem que todas as histórias atreladas a ele estejam completas.
A história deve dizer o resultado esperado e não como atingí-lo. Exemplo
DE "Como um viajante, eu posso reservar um voo partindo um dia antes do meu compromisso para que eu possa ser pontual no meu compromisso." Se você vai chegar de avião, ônibus, carro ou trem faz parte de como você vai chegar.
PARA "Como um viajante eu posso estar no local e hora designado para meu compromisso para que eu possa ser pontual."
Quando se tiver dúvidas se outras pessoas estão com o mesmo entendimento que o autor da história, sugere-se solicitar que a frase seja reescrita com outras palavras para verificar se a história foi bem compreendida. Evite utilizar termos como "montante adequado", "horário ideal", e demais termos que são facilmente compreendidos de maneira diferentes por diferentes pessoas.
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