O Esperanto é a língua planejada mais falada no mundo. Ele foi criado em 1887 pelo polonês Ludwik Lejzer Zamenhof, com a intenção de criar uma língua franca mundial. Existem hoje por volta de 200 a 2000 falantes nativos da língua, mais de 100 mil falantes fluentes e mais de 10 milhões de falantes não fluentes. A Internet propiciou uma nova onda de falantes, vindo de aplicativos como o Duolingo e o Lernu que permitem que qualquer pessoa aprenda Esperanto.
O alfabeto Esperanto é uma versão modificada do alfabeto latino, sendo ele composto das 28 letras:
Para permitir que a comunicação pudesse ser feita apenas em ASCII, foi inventado alguns sistemas de transliteração, como o sistema-h. Nele, a letra ĉ vira ch, a letra ĝ vira gh, a letra ĵ vira jh, a letra ŝ vira sh, a letra ĥ vira hh e a letra ŭ tem seu acento removido. Com a adoção do Unicode, porém, esse sistema se torna cada vez mais desnecessário.
O vocabulário e a semântica são importados de línguas indo-europeias ocidentais, algo que é alvo de críticas pois deixa o aprendizado de falantes de línguas não-europeias mais difícil. Porém, isso permite que o aprendizado de linguagens como o Francês seja facilitado a falantes de Esperanto.
Como a língua foi inventada do zero, a fonologia, a morfologia e a gramática tem regras simples e são regulares. A pronúncia de cada uma das letras por exemplo é sempre a mesma, e a sílaba tônica nas palavras é sempre a penúltima. A conjugação de verbos usa pequeno conjunto de regras que se aplica a todos os verbos universalmente, como mostra a tabela a seguir.
Sam está aprendendo Esperanto e precisa de sua ajuda para descobrir qual conjugação foi utilizada em algumas palavras.
A primeira linha contém um inteiro $$$N$$$ $$$(4 \le N \le 50)$$$.
A segunda linha contém uma sequência de $$$N$$$ caracteres do alfabeto latino minúsculo, um verbo em Esperanto usando o sistema-h.
Imprima o modo do verbo por meio da impressão da terminação (i, is, as, os, u, us).
8 komputus
us
20 kontraudiskriminaciu
u
7 manghas
as