Processo Seletivo
Inscrições | O Doutorado funciona em fluxo contínuo, sendo o número de vagas fixado de acordo com a capacidade de orientação e existência de candidatos qualificados.
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Documentos para a inscrição
- Formulário de inscrição com foto 3x4 colada no canto superior direito;
- 2 (duas) cartas de recomendação de doutores;
- Cópia dos seguintes documentos pessoais: Carteira de identidade civil e CPF. No caso de estrangeiros, cópia da folha de identificação do passaporte;
- Currículo Lattes documentado (com comprovantes);
- Cópia do diploma ou documento comprobatório de conclusão do mestrado, obtido em curso com registro no MEC;
- Declaração de conclusão da Graduação;
- Histórico escolar da graduação (quando necessário);
- Comprovante de suficiência em língua estrangeira;
- Plano de trabalho com máximo de 15 páginas no formato do modelo de artigo da SBC (contendo: introdução, revisão bibliográfica, análise crítica e relevância, conclusão e referências).
Devolução dos documentos: Os documentos enviados para a seleção estarão disponíveis para devolução aos candidatos não-selecionados por até 1 mês após a data de início das aulas. Tais documentos poderão ser retirados na Secretaria do curso das 13h às 18h.
Local para inscrição e informações
As inscrições podem ser entregues pessoalmente ou enviadas pelo correio* para o seguinte endereço:
UFPR - Setor de Ciências Exatas
Departamento de Informática
Secretaria de Pós-Graduação
Centro Politécnico - Jardim das Américas
Caixa Postal 19081 - CEP 81531-980 - Curitiba - PR
Veja detalhes de acesso no mapa.
*Para inscrições realizadas pelo correio será considerada a data de postagem.
Mais informações: (41) 3361-3101 / (41) 3361-3031 / (41)3361-3205 (fax)
Informações gerais
A seleção para ingresso no Curso de Doutorado em Informática é realizada em fluxo contínuo. A seleção é realizada com base em:
- Análise do curriculum vitae do candidato;
- Cartas de recomendação (duas);
- Análise do plano de trabalho.
Informações sobre bolsas serão divulgadas aqui, em breve.
Observações importantes
Toda informação constante do currículo só será considerada se acompanhada de documentação comprobatória (fotocópias simples). Da mesma forma, a documentação encaminhada só será considerada se citada no currículo. O diploma de graduação deve possuir registro no MEC.
O candidato deve indicar claramente no currículo e comprovar cursos de especialização, bolsas de iniciação científica, bolsas PET, apresentações de artigos em eventos, prêmios, participação em projetos de ensino, pesquisa ou extensão e atividades de representação estudantil. O candidato deverá tentar organizar a documentação na mesma ordem em que ela é citada no currículo, para facilitar a sua análise.
O candidato deverá privilegiar, para o seu benefício, cartas de recomendação de pessoas com as quais tenha tido relacionamento acadêmico, por exemplo, orientadores de bolsas de iniciação científica e professores.
O candidato deverá privilegiar também cartas de recomendação de pessoas com maior titulação acadêmica (doutorado ou, na sua falta, mestrado).