Solicitamos aos candidatos para verificarem as publicações recentes dos possíveis orientadores, com o objetivo de entender os temas das pesquisas as quais eles têm se dedicado.
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A realização do Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação (POSCOMP) é obrigatório para efetuar a inscrição na Pós-Graduação em Informática da UFPR. Para a seleção de candidados são utilizados os resultado dos exames realizados sempre até os dois anos anteriores, considerando que o
exame tem validade de dois anos. Todas as informações referentes ao POSCOMP devem ser buscadas no
site da SBC.
As dúvidas mais comuns sobre o curso de Mestrado em Informática da UFPR podem ser esclarecidas através das
DÚVIDAS FREQUENTES, disponível mais abaixo, nesta página.
Calendário do Processo Seletivo para 2012 (1º semestre) |
Inscrições: |
16 de outubro a 11 de novembro de 2011 - PRORROGADAS até o dia 18 de novembro de 2011. |
Divulgação dos candidatos selecionados para a entrevista: |
03 de dezembro de 2011
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Data da entrevista: |
09 de dezembro de 2011
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Divulgação dos aprovados: |
17 de dezembro de 2011
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Período de matrículas: |
a definir |
Documentos para a Inscrição
- Cópia dos seguintes documentos pessoais: Carteira de identidade civil e CPF. No caso de estrangeiros, cópia da folha de identificação do passaporte;
- Formulário de inscrição devidamente preenchido e com foto 3x4 colada no canto superior direito;
- 2 (duas) cartas de recomendação encaminhadas por e-mail pelo próprio professor para
;
- Curriculum vitae resumido e acompanhado das fotocópias para comprovação da participação nos cursos;
- Diploma do curso de graduação;
Observação: Para alunos ainda em final de curso de graduação, o diploma poderá ser substituído, provisoriamente, por uma declaração da coordenação do curso de
graduação, citando a data da colação de grau e atestando a conclusão de todos os créditos necessários ao término do curso;
- Histórico escolar do curso de graduação.
Devolução dos documentos: Os documentos enviados para a seleção estarão disponíveis para devolução aos candidatos não-selecionados por até 1 mês após a data de início das aulas. Tais documentos poderão ser retirados na Secretaria do curso das 13h às 18h.
Local para Inscrição e Informações
As inscrições podem ser entregues pessoalmente ou enviadas pelo correio* para o seguinte endereço:
UFPR - Setor de Ciências Exatas
Departamento de Informática
Secretaria de Pós-Graduação
Centro Politécnico - Jardim das Américas
Caixa Postal 19081 - CEP 81531-980 - Curitiba - PR
Veja detalhes de acesso no mapa.
*Para inscrições realizadas pelo correio será considerada a data de postagem.
Mais informações: (41) 3361-3101 / (41) 3361-3031 / (41)3361-3205 (fax)
Dúvidas frequentes
Sobre o Curso de Mestrado em Informática da UFPR
- O Curso de Mestrado é gratuito.
- As aulas acontecem de 2a (segunda) a 6a (sexta), nos períodos vespertino (maioria) e noturno.
- Não há possibilidade de cursar disciplinas em outros horários além dos citados no item acima. Caso o aluno esteja trabalhando, precisará apresentar declaração de liberação da empresa para cursar as aulas.
- Não é possível cursar o Mestrado em informática na modalidade à distância.
- O curso de Mestrado é pós-graduação Stricto-sensu.
Sobre o Processo Seletivo
- O processo seletivo é realizado em duas etapas obrigatórias: Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação (POSCOMP) e Processo de Seleção na UFPR.
- O prazo para entrega dos documentos é o último dia do período definido para as inscrições. Não são aceitos documentos fora do prazo de inscrição.
Sobre o POSCOMP
- O POSCOMP normalmente é realizado no mês de julho de cada ano e organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Todas as informações referentes ao POSCOMP devem ser buscadas no site da SBC.
- Para a seleção de candidados são utilizados os resultado dos exames realizados sempre até os dois anos anteriores, considerando que o exame tem validade de dois anos.
Sobre as Bolsas
- As bolsas são concedidas aos alunos matriculados em tempo integral e que não tenham vínculo empregatício. Os parâmetros para ser aluno bolsista são: Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) na graduação e relação de outras bolsas recebidas (iniciação científica, por exemplo).
- O número de bolsas é limitado fixado anualmente.
Informações gerais
A seleção para ingresso no Curso de Mestrado em Informática é realizada semestralmente. O número de vagas é fixado de acordo com a capacidade de orientação e existência de candidatos qualificados.
A seleção é realizada com base em:
- Análise do curriculum vitae do candidato;
- Cartas de recomendação (duas);
- Exame de seleção;
- Entrevistas com os candidatos aprovados no exame.
* Para se inscrever é necessário possuir diploma de graduação em curso reconhecido pelo MEC.
Os candidatos com melhor desempenho no exame de seleção e na avaliação de curriculum vitae passarão para a etapa de entrevistas, que determinará a seleção final, ou seja, quais os candidatos que serão aceitos no curso de mestrado. O processo de entrevistas visa compatibilizar os interesses do candidato com a capacidade de orientação disponível. Na entrevista é avaliado o perfil do candidato para o trabalho nos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPR. As inscrições podem ser entregues pessoalmente ou enviadas pelo correio para o seguinte endereço:
Para informações sobre o exame de seleção veja
Exame Nacional de Admissão para a Pós-Graduação.
O número de inscrição no exame deve ser anotado e escrito no formulário de inscrição do Programa.
O curso disporá de um número limitado de
bolsas de estudo, vinculadas a projetos de pesquisa e aos órgãos padrões de fomento (CAPES, CNPq e Fundação Araucária). A seleção dos bolsistas se dará com base no desempenho no exame de seleção e em outros critérios definidos pela Comissão de Bolsas. Para ser bolsista é necessário dedicar-se integralmente às atividades do Curso.
Observações importantes
Toda informação constante do currículo só será considerada se acompanhada de documentação comprobatória (fotocópias simples). Da mesma forma, a documentação encaminhada só será considerada se citada no currículo. O diploma de graduação deve possuir registro no MEC.
O candidato deve indicar claramente no currículo e comprovar cursos de especialização, bolsas de iniciação científica, bolsas PET, apresentações de artigos em eventos, prêmios, participação em projetos de ensino, pesquisa ou extensão e atividades de representação estudantil. O candidato deverá tentar organizar a documentação na mesma ordem em que ela é citada no currículo, para facilitar a sua análise.
O candidato deverá privilegiar, para o seu benefício, cartas de recomendação de pessoas com as quais tenha tido relacionamento acadêmico, por exemplo, orientadores de bolsas de iniciação científica e professores.
O candidato deverá privilegiar também cartas de recomendação de pessoas com maior titulação acadêmica (doutorado ou, na sua falta, mestrado).