CI1339 / INFO 7007

Complexidade Computacional

Segundo Semestre de 2025

Disciplina introdutória de Complexidade Computacional, com especial ênfase no estudo das classes P e NP.

É desejável (ainda que não indispensável) que o aluno tenha conhecimentos elementares de Teoria da Computação e Teoria dos Grafos.


Professor: Renato

Horário: terças e quintas-feiras das 15h30 às 17h10

Sala: PC-03

Lista de e-mails: https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/ci1339

  1. Ao inscrever-se você receberá mensagem pedindo confirmação. Só após a confirmação você estará efetivamente inscrito.
  2. A lista só aceita mensagens enviadas a partir do endereço com o qual você se inscreveu.
  3. Você pode inscrever mais de um endereço.

Datas Importantes

23/9: não haverá aula: Semana Acadêmica de Computação e Informática (SACI)

25/9: não haverá aula: Semana Acadêmica de Computação e Informática (SACI)

21/10: não haverá aula: Festival da UFPR da Ciência, Cultura e Inovação/Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE)

23/10: não haverá aula: Festival da UFPR da Ciência, Cultura e Inovação/Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE)

28/10: não haverá aula: Dia do Servidor Público

20/11: não haverá aula: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.




Bibliografia para Referência

Computers and Intractability: A Guide to the Theory of NP-Completeness (Michael R. Garey and David S. Johnson)

The Nature of Computation (Cristopher Moore, Stephan Mertens)

Computational Complexity (Christos H. Papadimitriou)