Alocação de memória

O espaço de endereços de um processo em execução é dividido em várias segmentos lógicos. Os mais importantes são:

areas de memoria

Um programa em C suporta três tipos de alocação de memória:

Alocação estática

A alocação estática ocorre com variáveis globais (alocadas fora de funções) ou quando variáveis locais (internas a uma função) são alocadas usando o modificador ''static''. Uma variável alocada estaticamente mantém seu valor durante toda a vida do programa, exceto quando explicitamente modificada.

Exemplo:

#include <stdio.h>

int a = 0 ;  // variável global, aloc. estática

void incrementa(void)
{
          int b = 0 ; // variável local, aloc. automática
   static int c = 0 ; // variável local, aloc. estática
   
   printf ("a: %d, b: %d, c: %d\n", a, b, c) ;
   a++ ;
   b++ ;
   c++ ;
}

int main(void)
{
   int i ;
  
   for (i = 0; i < 5; i++)
      incrementa() ;

   return 0 ;
}

A execução desse código gera a seguinte saída:

  a: 0, b: 0, c: 0
  a: 1, b: 0, c: 1
  a: 2, b: 0, c: 2
  a: 3, b: 0, c: 3
  a: 4, b: 0, c: 4

As variáveis com alocação estática (''a'' e ''c'') são alocadas e inicializadas uma única vez, portanto seus valores se preservam entre chamadas consecutivas da função ''incrementa''. Por outro lado, a variável com alocação automática ''b'' é alocada e descartada a cada execução da função, portanto seu valor não é preservado.

Alocação automática

Por default, as variáveis definidas dentro de uma função (variáveis locais e parâmetros) são alocadas de forma automática na pilha de execução do programa (stack) a cada chamada da função, sendo descartadas quando a função encerra. Isso é o que ocorre com a variável ''b'' do exemplo anterior.

A pilha de execução do programa normalmente é pequena (8 MB ou menos). Por isso, a tentativa de alocar variáveis locais muito grandes pode resultar em erro de compilação ou de execução (SIGSEGV - Segmentation Fault). Para tais situações devem ser usadas variáveis globais (estáticas) ou variáveis dinâmicas.

Se a função for chamada recursivamente, as variáveis locais e parâmetros serão novamente alocados na pilha, em áreas distintas para cada nível de recursão. Isso permite preservar os valores anteriores dos mesmos no retorno dos níveis de recursão.

O exemplo a seguir permite observar a existência de múltiplas instâncias de variáveis locais (no caso, o parâmetro ''n'') em chamadas recursivas:

#include <stdio.h>

long int fatorial (int n)
{
   long int parcial ;

   printf ("antes:  n: %d\n", n) ;

   if (n < 2)
      parcial = 1 ;
   else
      parcial = n * fatorial(n - 1) ;

   printf ("depois: n: %d, parcial: %ld\n", n, parcial) ;

   return(parcial) ;
}

int main (void)
{
   printf ("Fatorial (6) = %ld\n", fatorial (6)) ;
   return 0 ;
}

A execução gera o seguinte resultado:

  antes:  n: 6
  antes:  n: 5
  antes:  n: 4
  antes:  n: 3
  antes:  n: 2
  antes:  n: 1
  depois: n: 1, parcial: 1
  depois: n: 2, parcial: 2
  depois: n: 3, parcial: 6
  depois: n: 4, parcial: 24
  depois: n: 5, parcial: 120
  depois: n: 6, parcial: 720
  Fatorial (6) = 720

O padrão C99 permite a alocação automática de vetores de tamanho variável, definidos em tempo de execução. O exemplo a seguir ilustra esse conceito:


int my_function (int n)
{
   char name[n] ;  // aloca string com tamanho "n"

   ...
}

Alocação dinâmica

Na alocação dinâmica, o programa solicita explicitamente áreas de memória ao sistema operacional, as utiliza e depois as libera quando não forem mais necessárias, ou quando o programa encerrar. As requisições de memória dinâmica são geralmente alocadas na área de memória denominada heap.

Por default, o compilador gcc gera código que pode alocar memória até 4GB, mesmo em máquinas de 64 bits com mais memória disponível. Para gerar código executável com capacidade para alocar memória dinamicamente além desse limite, devem ser usados flags de compilação específicos, como ''-mcmodel=medium'' ou ''-mcmodel=large''.

Alocação simples

A memória pode ser alocada dinamicamente através da chamada ''malloc'':

#include <stdlib.h>
void * malloc (size_t size)

Esta função aloca um novo bloco com ''size'' bytes de tamanho e retorna um ponteiro para o início do bloco (ou 0 em caso de erro). O conteúdo desse novo bloco é indefinido e pode (seguramente) conter "lixo".

Exemplo de uso:

struct mystruct *ptr;
...
ptr = malloc( sizeof(struct mystruct) );
if (ptr == 0) abort();       // caso a alocação não tenha ocorrido

Liberação

A chamada ''free'' deve ser invocada para liberar uma área de memória previamente alocada dinamicamente:

#include <stdlib.h>
void free (void *ptr)

Esta função libera um bloco de memória previamente alocado, apontado por ''ptr''. Atenção: o ponteiro ''ptr'' continua apontando para o bloco liberado e por isso é aconselhável mudar seu valor para ''NULL'' após a liberação:

ptr = malloc (1024) ;
...
free (ptr) ;
ptr = NULL ;                 // não é obrigatório, mas aconselhável

A memória alocada por um programa é automaticamente liberada quando sua execução encerra. Por isso, o uso da chamada ''free()'' não é obrigatório no final do programa. Contudo, é recomendado utilizá-lo sempre, para desenvolver o hábito salutar de sempre liberar um bloco alocado.

Redimensionamento de área alocada

#include <stdlib.h>
void * realloc (void *ptr, size_t newsize)

Esta função redimensiona o bloco previamente alocado, apontado por ''ptr'', para o novo tamanho ''newsize''. ''realoc'' retorna o novo endereço do bloco, que pode ser diferente do anterior, caso tenha sido necessário mudá-lo de lugar (o conteúdo original do bloco é preservado nesse caso ou em caso de erro).

Alocação de vetor

A função ''calloc()'' aloca um bloco de memória de tamanho suficiente para conter um vetor com ''count'' elementos de tamanho ''eltSize'' cada um. O conteúdo do bloco alocado é preenchido por zeros.

#include <stdlib.h>
void * calloc (size_t count, size_t eltSize)

Exemplo:

float *v ;
int i ;

v = calloc( 1000, sizeof(float) ) ;  // aloca 1.000 floats

for (i=0; i < 1000; i++)             // inicializa o vetor
   v[i] = 1.0 / (i + 1) ;

Alocação semiautomática

A função ''alloca()'' provê um mecanismo de alocação dinâmica semi-automática. O bloco é alocado manualmente, mas será liberado automaticamente ao encerrar a função na qual ele foi alocado. O valor de retorno da chamada é o endereço de um bloco de tamanho ''size'' bytes, alocado na pilha da função atual, como se fosse uma variável local.

#include <stdlib.h>
void * alloca (size_t size)

Alinhamento de memória

Os blocos alocados pelas funções descritas acima geralmente iniciam em um endereço múltiplo de 8 bytes em plataformas de 32 bits. Caso seja necessário garantir a alocação alinhada, obtendo blocos iniciando em múltiplos de 8, 16, 32, 64 bytes, etc, deve-se usar a função ''memallign()''.

#include <malloc.h>
void * memalign (size_t boundary, size_t size)

''memalign()'' aloca um bloco de tamanho ''size'' cujo endereço inicial é um múltiplo de ''boundary'' (que deve ser 2n). Retorna o endereço do bloco alocado, que pode ser liberado mais tarde através da função ''free()''. Ver a função ''posix_memalign'' (man 3 posix_memalign)

Exercícios

Fila de inteiros