CI365 - Tópicos em
Redes de Computadores - Gerência de Redes - Segundo Semestre
2017
Temas deste semestre: Managing
Everything toward a Secure, Smart, and Hyperconnected World
1.Regras gerais de submissão e material a ser entregue:
A submissão do relatório compreende a entrega de uma proposta de
relatório (fase I), a entrega do texto da proposta mais
consistente (fase II) e o relatório final no formato de trabalho
científico (fase III). O trabalho pode ser individual ou em
grupo de (dois) alunos. Os alunos podem discutir o seu relatório
e suas ideias com outros grupos com o objetivo de melhorar o seu
trabalho, mas os grupos não devem apresentar trabalhos iguais. O
acompanhamento da evolução do projeto ocorrerá através das
diversas fases específicas - fase I (proposta), fase II (revisão
de status) e fase III (entrega). Contudo se o grupo possuir
questões extras, precisar de ajuda na solução dos problemas do
projeto ou precisar de ideia de uso de recursos, entrem em
contato com o professor ou com o monitor que ajudará o grupo na
medida do possível.
2.Objetivos:
O objetivo do projeto é explorar em profundidade assuntos
(problemas atuais) encontrados/tratados na área de gerenciamento
de redes.
* Uma pesquisa sobre os temas tratados nas principais
conferências de Redes de Computadores poderá ajudar o grupo a
encontrar um problema a ser estudado no projeto.
3. Fases específicas do acompanhamento do projeto:
3.1 Fase I - Proposta inicial de projeto para validação pelo
professor.
Proposta do projeto escrita em uma página a ser entregue até o
dia 10/05/2017 ( Veja o item recomendações gerais).
Esta proposta deve incluir os itens:
Descrição do tema a ser tratado;
Lista dos membros do grupo;
Listar quais questões o grupo tentará responder ao fazer o
projeto;
Descreva o que o autor (se for individual) ou o grupo
desenvolverá ou como o autor/grupo determinará a solução do
problema e as respostas às questões que o grupo identificar;
Bibliografia: Uma lista de referências e URLs usadas no
trabalho.
O arquivo em pdf deve ser enviado por email ao professor
que comunicará a aceitação ou não do texto. O nome do arquivo
deve ser <nome_aluno>_f1.pdf. Por exemplo, um aluno
chamado joão, deve renomear em letras minúsculas seu arquivo
como joao_f1.pdf antes de enviar ao professor. Uma cópia
impressa deverá ser imediatamente entregue ao aluno
MONITOR. O professor entregará este texto corrigido depois.
3.2 Fase II - Desenvolvimento do projeto
Melhorar a proposta de projeto colocando em
formato de trabalho científico como abstract, introdução, tema
tratado, outras seções consideradas necessárias pelo grupo,
cronograma de atividades, conclusão e referências.
Número de páginas: 6-10 páginas. Data da entrega: até
29/05/2017.
Consulte artigos aceitos em conferências em redes como SBRC
para entender a estrutura de um texto científico e também para
seguir os modelos das seções apresentadas.
O arquivo em pdf deve ser enviado por email ao professor
que comunicará a aceitação ou não do texto. O nome do arquivo
deve ser <nome_aluno>_f2.pdf. Por exemplo, um aluno
chamado joão, deve renomear em letras minúsculas seu arquivo
como joao_f2.pdf antes de enviar ao professor. Uma cópia
impressa deverá ser imediatamente entregue ao aluno
MONITOR. O professor entregará este texto corrigido depois.
3.3 Revisão de status do projeto
Durante o mês de junho, cada grupo terá uma rápida reunião com o
professor para discutir seu projeto. Durante esta reunião, o grupo
mostrará o relatório de status atual do projeto com detalhes
atualizados sobre o projeto, qualquer modificação feita. O
relatório deverá incluir todos os detalhes da especificação
inicial, assim como qualquer decisão adicionada. Esta reunião é
informal, contudo representa uma oportunidade de obter feedback
sobre o seu projeto.
3.4 Fase III - Apresentação e Defesa do projeto
No final do semestre, nos dias 21 de junho, cada grupo entregará
seu projeto, contendo os conceitos de gerência de redes. O grupo
deve se preparar para as questões levantadas pelo professor. O
trabalho deve conter entre
16 e 20 páginas.
O relatório de projeto deverá incluir as seguintes seções:
Introdução: O tema que o grupo desenvolveu.
Trabalhos Relacionados: Cite trabalhos que são "referências"
no assunto incluindo suas referências.
Descrição: Contextualização do tema, soluções existentes, a
relevância do assunto, pontos positivos e negativos do que já
existe na literatura.
Conclusão: Resumo dos objetivos e as conclusões alcançadas
com o projeto.
Referências: Uma lista de referências e URLs usadas no
trabalho.
Recomendações gerais:
A formatação do texto deve seguir o padrão da SBC, disponível em
SBC (Templates TC em LateX)
Gerência de Redes:
Journals
e
Conferências
Exemplo de relatório técnico:
2013,
2015