CI365 - Tópicos em Redes de Computadores - Gerência de Redes - Segundo Semestre 2017

Temas deste semestre: Managing Everything toward a Secure, Smart, and Hyperconnected World

1.Regras gerais de submissão e material a ser entregue:

A submissão do relatório compreende a entrega de uma proposta de relatório (fase I), a entrega do texto da proposta mais consistente (fase II) e o relatório final no formato de trabalho científico (fase III). O trabalho pode ser individual ou em grupo de (dois) alunos. Os alunos podem discutir o seu relatório e suas ideias com outros grupos com o objetivo de melhorar o seu trabalho, mas os grupos não devem apresentar trabalhos iguais. O acompanhamento da evolução do projeto ocorrerá através das diversas fases específicas - fase I (proposta), fase II (revisão de status) e fase III (entrega). Contudo se o grupo possuir questões extras, precisar de ajuda na solução dos problemas do projeto ou precisar de ideia de uso de recursos, entrem em contato com o professor ou com o monitor que ajudará o grupo na medida do possível.

2.Objetivos:

O objetivo do projeto é explorar em profundidade assuntos (problemas atuais) encontrados/tratados na área de gerenciamento de redes.
* Uma pesquisa sobre os temas tratados nas principais conferências de Redes de Computadores poderá ajudar o grupo a encontrar um problema a ser estudado no projeto.

3. Fases específicas do acompanhamento do projeto:

3.1 Fase I - Proposta inicial de projeto para validação pelo professor.

Proposta do projeto escrita em uma página a ser entregue até o dia 10/05/2017 ( Veja o item recomendações gerais).
Esta proposta deve incluir os itens:

• Descrição do tema a ser tratado;
  • Lista dos membros do grupo;
  • Listar quais questões o grupo tentará responder ao fazer o projeto;
  • Descreva o que o autor (se for individual) ou o grupo desenvolverá ou como o autor/grupo determinará a solução do problema e as respostas às questões que o grupo identificar;
  • Bibliografia: Uma lista de referências e URLs usadas no trabalho.
  • O arquivo em pdf deve ser enviado por email ao professor que comunicará a aceitação ou não do texto. O nome do arquivo deve ser <nome_aluno>_f1.pdf.  Por exemplo, um aluno chamado joão, deve renomear em letras minúsculas seu arquivo como joao_f1.pdf antes de enviar ao professor. Uma cópia impressa deverá ser imediatamente entregue ao aluno MONITOR. O professor entregará este texto corrigido depois.

• 3.2 Fase II - Desenvolvimento do projeto

Melhorar a proposta de projeto colocando em formato de trabalho científico como abstract, introdução, tema tratado, outras seções consideradas necessárias pelo grupo, cronograma de atividades, conclusão e referências.

• Número de páginas: 6-10 páginas. Data da entrega: até 29/05/2017.
  • Consulte artigos aceitos em conferências em redes como SBRC para entender a estrutura de um texto científico e também para seguir os modelos das seções apresentadas.
  • O arquivo em pdf deve ser enviado por email ao professor que comunicará a aceitação ou não do texto. O nome do arquivo deve ser <nome_aluno>_f2.pdf.  Por exemplo, um aluno chamado joão, deve renomear em letras minúsculas seu arquivo como joao_f2.pdf antes de enviar ao professor. Uma cópia impressa deverá ser imediatamente entregue ao aluno MONITOR. O professor entregará este texto corrigido depois.

• 3.3 Revisão de status do projeto

Durante o mês de junho, cada grupo terá uma rápida reunião com o professor para discutir seu projeto. Durante esta reunião, o grupo mostrará o relatório de status atual do projeto com detalhes atualizados sobre o projeto, qualquer modificação feita. O relatório deverá incluir todos os detalhes da especificação inicial, assim como qualquer decisão adicionada. Esta reunião é informal, contudo representa uma oportunidade de obter feedback sobre o seu projeto.

3.4 Fase III - Apresentação e Defesa do projeto

No final do semestre, nos dias 21 de junho, cada grupo entregará seu projeto, contendo os conceitos de gerência de redes. O grupo deve se preparar para as questões levantadas pelo professor. O trabalho deve conter entre 16 e 20 páginas.

O relatório de projeto deverá incluir as seguintes seções:

• Introdução: O tema que o grupo desenvolveu.
  • Trabalhos Relacionados: Cite trabalhos que são "referências" no assunto incluindo suas referências.
  • Descrição: Contextualização do tema, soluções existentes, a relevância do assunto, pontos positivos e negativos do que já existe na literatura.
  • Conclusão: Resumo dos objetivos e as conclusões alcançadas com o projeto.
  • Referências: Uma lista de referências e URLs usadas no trabalho.

• Recomendações gerais:

A formatação do texto deve seguir o padrão da SBC, disponível em SBC (Templates TC em LateX)
    Gerência de Redes: Journals e Conferências

Exemplo de relatório técnico:  2013, 2015

Dicas para a elaboração do projeto