Processo seletivo - Mestrado 2012 (1º semestre)


Solicitamos aos candidatos para verificarem as publicações recentes dos possíveis orientadores, com o objetivo de entender os temas das pesquisas as quais eles têm se dedicado.   Clique aqui para procurar o currículo lattes dos possíveis orientadores.

A realização do Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação (POSCOMP) é obrigatório para efetuar a inscrição na Pós-Graduação em Informática da UFPR. Para a seleção de candidados são utilizados os resultado dos exames realizados sempre até os dois anos anteriores, considerando que o exame tem validade de dois anos. Todas as informações referentes ao POSCOMP devem ser buscadas no site da SBC.

As dúvidas mais comuns sobre o curso de Mestrado em Informática da UFPR podem ser esclarecidas através das DÚVIDAS FREQUENTES, disponível mais abaixo, nesta página.


Calendário do Processo Seletivo para 2012 (1º semestre)
Inscrições:   16 de outubro a 11 de novembro de 2011 -   PRORROGADAS até o dia 18 de novembro de 2011.
Divulgação dos candidatos selecionados para a entrevista:   03 de dezembro de 2011
Data da entrevista:   09 de dezembro de 2011
Divulgação dos aprovados:   17 de dezembro de 2011
Período de matrículas:   a definir


Documentos para a Inscrição

Devolução dos documentos: Os documentos enviados para a seleção estarão disponíveis para devolução aos candidatos não-selecionados por até 1 mês após a data de início das aulas. Tais documentos poderão ser retirados na Secretaria do curso das 13h às 18h.


Local para Inscrição e Informações

As inscrições podem ser entregues pessoalmente ou enviadas pelo correio* para o seguinte endereço:
UFPR - Setor de Ciências Exatas
Departamento de Informática
Secretaria de Pós-Graduação
Centro Politécnico - Jardim das Américas
Caixa Postal 19081 - CEP 81531-980 - Curitiba - PR

Veja detalhes de acesso no mapa.

*Para inscrições realizadas pelo correio será considerada a data de postagem.

Mais informações: (41) 3361-3101 / (41) 3361-3031 / (41)3361-3205 (fax)


Dúvidas frequentes

Sobre o Curso de Mestrado em Informática da UFPR

Sobre o Processo Seletivo

Sobre o POSCOMP

Sobre as Bolsas


Informações gerais

A seleção para ingresso no Curso de Mestrado em Informática é realizada semestralmente. O número de vagas é fixado de acordo com a capacidade de orientação e existência de candidatos qualificados.
A seleção é realizada com base em: * Para se inscrever é necessário possuir diploma de graduação em curso reconhecido pelo MEC.

Os candidatos com melhor desempenho no exame de seleção e na avaliação de curriculum vitae passarão para a etapa de entrevistas, que determinará a seleção final, ou seja, quais os candidatos que serão aceitos no curso de mestrado. O processo de entrevistas visa compatibilizar os interesses do candidato com a capacidade de orientação disponível. Na entrevista é avaliado o perfil do candidato para o trabalho nos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPR. As inscrições podem ser entregues pessoalmente ou enviadas pelo correio para o seguinte endereço:

Para informações sobre o exame de seleção veja Exame Nacional de Admissão para a Pós-Graduação.

O número de inscrição no exame deve ser anotado e escrito no formulário de inscrição do Programa.

O curso disporá de um número limitado de bolsas de estudo, vinculadas a projetos de pesquisa e aos órgãos padrões de fomento (CAPES, CNPq e Fundação Araucária). A seleção dos bolsistas se dará com base no desempenho no exame de seleção e em outros critérios definidos pela Comissão de Bolsas. Para ser bolsista é necessário dedicar-se integralmente às atividades do Curso.


Observações importantes

Toda informação constante do currículo só será considerada se acompanhada de documentação comprobatória (fotocópias simples). Da mesma forma, a documentação encaminhada só será considerada se citada no currículo. O diploma de graduação deve possuir registro no MEC.

O candidato deve indicar claramente no currículo e comprovar cursos de especialização, bolsas de iniciação científica, bolsas PET, apresentações de artigos em eventos, prêmios, participação em projetos de ensino, pesquisa ou extensão e atividades de representação estudantil. O candidato deverá tentar organizar a documentação na mesma ordem em que ela é citada no currículo, para facilitar a sua análise.

O candidato deverá privilegiar, para o seu benefício, cartas de recomendação de pessoas com as quais tenha tido relacionamento acadêmico, por exemplo, orientadores de bolsas de iniciação científica e professores.

O candidato deverá privilegiar também cartas de recomendação de pessoas com maior titulação acadêmica (doutorado ou, na sua falta, mestrado).