Os artigos para a apresentação devem ser escolhidos
entre os artigos COMPLETOS das conferências
ICDCS, SRDS, DSN, PODC, MIDDLEWARE, entre os
anos de 2009 até 2012. O professor deve concordar com o
artigo a ser apresentado. Ao
enviar o email com os artigos sugeridos ao professor informe: o
título do artigo, a conferência e o ano, o nome da
sessão onde o artigo foi apresentado, e o pdf dos artigos
em anexo ao email. As máquinas do Dinf permitem
acesso a esses artigos. É sugerido artigos que tenham
entre 8 até 12 páginas e coluna dupla. Contudo, o
aluno pode escolher um artigo com um maior número de
páginas.
Cada apresentação deverá ter um tempo de
25 até 35 minutos com 10 minutos para as perguntas da
turma. Os alunos que passarem do tempo terão sua
apresentação terminada ao final dos 35 minutos.
Por isso, é importante treinar a
apresentação.
O primeiro slide deve conter o título em inglês e
em português, autores e nome da conferência.
Os alunos que farão as
apresentações, deverão chegar cedo e
instalar a sua apresentação no ínicio de
cada sessão para não atrapalhar, assim, o
tempo das apresentações.
Faça sua apresentação em PPT.
Todos os alunos deverão ler os artigos a serem
apresentados.
Forma de avaliação da
apresentação: Domínio do assunto (60%),
Desenvolvimento do assunto (20%), Técnica de
apresentação (12%), Uso do tempo (8%) da nota.
Dicas para ajudar na leitura do artigo a ser apresentado:
Na leitura de cada parte do artigo, tente entendê-la por
completo. Enfatize de cada parte suas idéias principais.
Tente correlacionar as partes do texto, observando e se indagando
sobre os seguintes pontos:
Qual o tema ou
assunto do texto?
Qual o problema
tratado?
Qual a dificuldade e
relevância do problema tratado?
Qual a
solução dada ao problema?
Qual a idéia
principal/idéia defendida pelo autor?
Como o autor defende
sua idéia?
Qual foi a
argumentação do autor?
O autor
demonstra/prova o que foi proposto? Ele consegue
alcançar o que foi proposto?
Como ele prova? Qual
o método usado?
Para a parte final da
análise crítica do artigo, destaque os pontos
abaixo:
Que são os
pontos falhos na sua opinião da solução
ou hipóteses (argumentações) realizadas
pelo autor?
Quais os pontos
fortes da solução dada para o problema e da
idéia do autor? Será que ele esta correto? As
hipóteses são realistas?
O que pode ser
melhorado no trabalho?
Como poderiam ser
melhorados os pontos fracos?
A
solução é preventiva? Reative?
Adaptável?
A
solução é custosa em termos
computacionais?
Para quais tipos de
redes a solução funciona (os tipos de redes
especificados pelo autor)?
Para quais tipos de
redes você considera que a solução
também funciona? Argumente a sua idéia
Dicas para preparar uma apresentação (Não
improvise!!): Normalmente, 15 até 22 slides por
artigo. 2-3 slides sobre motivação e fundamentos. 5-7
slides sobre principais idéias do artigo. 3-5 slides sobre
resultados experimentais. 2-3 slides sobre seus
pensamentos/críticas/questões/discussões sobre
o artigo.
Converse antecipadamente e quantas vezes forem
necessárias com o professor sobre dúvidas a
respeito de conceitos e palavras encontradas no artigo. Em
geral, os alunos apresentam dificuldades para a
tradução de alguns termos escritos em
Inglês.
Use exemplos – Eles ajudam a entender as idéias.
Use figuras – Elas também ajudam a entender as
idéias. Use animação, porém
não muito.
Relembre a audiência da definição dos
termos básicos antes de usá-los em sua
apresentação.
É possível o uso de figuras originais de
artigos/apresentação dos autores do artigo. O que
não se pode fazer a reproduzir todos os slides. Isto
é, o roteiro da apresentação e sua
execução devem ser originais.
Ao apresentar suas
questões/críticas/discussões, seja
tão construtivo quanto possível – respeite o
artigo, porém também tenha suas próprias
opiniões.
Use texto apenas aonde for absolutamente necessário.
Antecipe questões que você acha que provavelmente
serão feitas – melhor ainda, prepare slides que tenham
respostas (ou não respostas) para essas questões.
Se o artigo que está sendo apresentado não
é seu, tente fazer justiça para a
contribuição dos autores.
Use corretor ortográfico na
apresentação.
Na explicação do funcionamento de algoritmos,
use alguma figura para exemplificar e de preferência de
forma dinâmica.
Use slides com fundo branco, e escolha cores
agradáveis.
Mantenha controle do tempo, porque é a única
coisa garantida de aumentar.
Não esqueçam de imprimir e ler os artigos que
serão apresentados.
Os alunos que apresentarão devem trazer uma
cópia da apresentação impressa no estilo
folheto a ser entregue ao professor na hora da
apresentação.
Aṕos as apresentações, o aluno deve enviar um
cópia da apresentação para o professor e
demais colegas.
*** Os
alunos que não apresentarão devem procurar ler os
artigos a ser apresentados e fazer durante a
apresentação dos artigos um resumo com seus
comentários e críticas sobre as idéias dos
artigos. Esse resumo deve ser entregue ao professor no final de
cada aula. ****
Os artigos estão disponíveis neste link
APRESENTAÇÕES:
07/05 - Angelita e Saulo
-
Randomized Distributed Algorithms for Neighbor Discovery in
Multi-hop Multi-channel Heterogeneous Wireless Network,
ICDCS 2011 - Coolest Path:
Spectrum Mobility Aware Routing Metrics in Cognitive Ad Hoc
Networks, ICDCS 2011
09/05 - Rafael e Henrique
-
Correlated Resource Models of Internet End Hosts, ICDCS 2011
- Detecting Sybil Nodes in Wireless Networks with Physical Layer
Network Coding, DSN 2010
- Meeting the Digital Rights
Requirements of Live Broadcast in a Peer-to-Peer Network, ICDCS
2011
- Design and
Analysis of A Distributed Multi-leg Stock Trading System, ICDCS
2011
23/05 - Felipe e Rodrigo
- TSF: Trajectory-based Statistical Forwarding for
Infrastructure-to-Vehicle Data Delivery in Vehicular Networks,
ICDCS 20101
- Confidential Gossip, ICDCS 2011
28/05 - Melchiades e Klismann
-
Data Migration in Heterogeneous Storage Systems, ICDCS 2011
-
Resource and Virtualization Costs up in the Cloud: Models and
Design Choices, DSN 2011
30/05 - Guilherme, Tiago e Christian
-
Hypervisor-Assisted Application Checkpointing in Virtualized
Environments, DSN 2011
- Analysis of security data from a large computing organization,
DSN 2011
-
Design of Non-orthogonal Multi-channel Sensor Networks, ICDS 2010
04/06 - Angelita, Saulo e Rafael
-
Efficient and Robust Localization of Multiple Radiation Sources
in Complex Environments, ICDCS 2011 - Down the Block and Around the Corner: The
Impact of Radio Propagation on Inter-vehicle Wireless
Communication, ICDCS 2009
- Peer-to-Peer
Data Replication Meets Delay Tolerant Networking, ICDCS 2011
06/06 - Henrique, Ricardo e Gustavo -
Fingerprinting Mobile User Positions in Sensor Networks, ICDCS
2010
- A New Buffer Cache Design Exploiting Both Temporal
and Content Localities, ICDCS 2010
-
Automated Discovery of Credit Card Data Flow for PCI DSS
Compliance, SRDS 2011
11/06 - Marco Antônio, Lucas e Felipe
- ??
- Location
Cheating: A Security Challenge to Location-based Social Network
Services, ICDCS
2011
-
CEC:
Continuous eventual checkpointing for data stream processing
operators, DSN 2011
13/06 - Rodrigo, Melchiades e Klismann
- Distributed Processing of Spatial Alarms: A Safe
Region-based Approach, ICDCS 2009
- On the Cost of Database Clusters Reconguration, SRDS 2009
- Designing System-level Defenses against Cellphone Malware,
SRDS 2009
18/06 - Guilherme, Tiago e Christian
-
FLoc: Dependable Link Access for Legitimate Traffic in Flooding
Attacks, ICDCS 2010
- Programming Support and Adaptive Checkpointing for
High-throughput Data Services with Log-based Recovery, DSN 2010 - CAP A
Context-Aware Privacy Protection System for Location-Based
Services, ICDCS 2009