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Problemas Maiores

Até agora tratamos de problemas simples, mas a Geometria Computacional, embora seja atraente, com muitas técnicas, também tem problemas difí ceis. Problemas como o de achar a intersecção de dois poliédros convexos pode parecer fácil, mas se o objetivo é achar o algoritmo ótimo, então começa a complicar.

O artigo [Cha89], de Chazelle, estuda o problema acima, e afirma existir um algoritmo de complexidade tex2html_wrap_inline2365 , onde n e m são os tamanhos dos dois polí gonos. Este algoritmo usa e abusa de dualidade, fecho convexo, triangulação de Delaunay (3D no caso). Não apresenta uma implementação, pois é muito teórico.

Um outro problema difí cil é o de montagem/desmontagem de objetos formados por n peças. Este problema foi estudado por Stolfi, e tem uma de suas soluções\ efetuando-se a subdivisão de um espaço de dimensão 5, no qual estão representados os movimentos que cada peça pode fazer.

Estes dois problemas são exemplos de como podemos complicar a vida de quem procura soluções ótimas para problemas simples.



Andre Luiz Pires Guedes
Fri Jun 14 17:05:55 EST 1996