Se o estabelecimento e manutenção de uma rede que atenda de maneira adequada às diferentes necessidades dos seus usuários é um desafio técnico e administrativo para qualquer instituição de ensino superior, muito mais o é no caso das instituições públicas, em vista da notória exigüidade de recursos humanos e financeiros com que são obrigadas a conviver na realidade da atual política educacional brasileira.
Pelo início de 1999, a equipe de professores do Departamento de Informática (DInf) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) responsável pela administração do conjunto de equipamentos sob o domínio inf.ufpr.br adotou uma série de medidas para a racionalização dos seus recursos computacionais que consolidaram-se numa política de administração de recursos computacionais que vem permitindo ao DInf atender à demanda de serviços computacionais de maneira bastante adequada. Este artigo pretende expor este modelo.
Na seção procuramos dar uma idéia da realidade do
DInf no que diz respeito à demanda de serviços computacionais a
serem atendidos. Nessa descrição, procuramos caracterizar os
principais problemas encontrados para a adminitração de uma rede
local a serviço de um Departamento das dimensões do DInf.
A seção procura apresentar o modelo adotado pela equipe
tecnicamente responsável pelo domínio inf.ufpr.br, a fim de satisfazer essa demanda
com os recursos disponíveis.
A seção procura fazer uma breve descrição dos recursos
computacionais à disposição do DInf, comparando a situação no momento
imediatamente anterior à adoção do modelo apresentado na seção
(abril de 1999) com a situação atual (abril de 2001), quando
considera-se o modelo definitivamente implantado.
Concluimos o texto tecendo alguns comentários a respeito dos efeitos sobre a comunidade de usuários percebidos ao longo da consolidação da solução; procuramos dar especial ênfase aos reflexos educacionais que acreditamos estarem diretamente ligados à estruturação dos serviços computacionais oferecidos pelo DInf.