Atualmente, estou interessado em orientar alunos nos seguintes temas:
Redes Complexas
Na Web, a computação deve lidar com um mundo em que as restrições não são apenas tecnológicas, mas também humanas, impostas pelos complexos efeitos que pessoas criam quando coletivamente usam a Web para comunicação, auto-expressão e criação de conhecimento. As ferramentas ideais para essas situações são a teoria dos grafos e probabilidade. Alguns tópicos de interesse para orientação são:
- Grafos Lei de Potência
- Disseminação de Informação
- Bloqueio de Má Informação (``Fake News’')
- Modelos de Redes Sociais
Otimização e Algoritmos
A otimização é usada em problemas de engenharia, administração, logística, economia e outras ciências, quando se consegue modelar o problema em questão, com o objetivo de maximizar ganhos ou minimizar perdas. Testar todas as possíveis soluções é uma estratégia ingênua, e na prática, ruim. Assim, deve-se usar técnicas inteligentes para atacar esses problemas, como por exemplo, soluções aproximadas. Alguns tópicos de interesse para orientação:
- Algoritmos Aleatorizados
- Programação Linear Inteira
- Algoritmos de Aproximação
- Inaproximalidade
Teoria do Aprendizado Computacional
O estudo teórico do aprendizado de máquina é conhecido como Teoria do Aprendizado Computacional. Essa área estuda o projeto e análise de algoritmos de aprendizado, assim como a viabilidade do aprendizado, que busca mostrar que certas classes de funções são aprendíveis em tempo polinomial. A teoria do aprendizado computacional levou à criação de diversos algoritmos utilizados na prática. Por exemplo, a teoria PAC inspirou o boosting, a dimensão VC levou ao SVM, e a inferência bayesiana levou às redes de crença. Alguns tópicos de interesse para orientação:
- Análise de Algoritmos de Aprendizado
- Aprendizado PAC
- Complexidade de Amostras
- Redes Neurais de Grafos
- Otimização e Aprendizado
Fundamentos da Ciência dos Dados
Embora as áreas tradicionais da computação permaneçam importantes, cada vez mais os pesquisadores do futuro estarão envolvidos no uso de computadores para entender e extrair informações úteis de dados maciços provenientes de aplicativos, e não apenas para tornar computadores úteis em problemas específicos bem definidos. Neste contexto, as técnicas empregadas têm ênfase na probabilidade, estatística e métodos numéricos. Alguns tópicos de interesse para orientação são:
- Algoritmos Sub-lineares
- Algoritmos Espectrais
- Data Streams
- Compressive Sensing
Complexidade Computacional e Aleatoriedade
A complexidade computacional se ocupa em classificar problemas de acordo com sua dificuldade inerente, e relacionar essas classes entre si. Desde a década de 80, o interesse é pela interação entre complexidade e aleatoriedade, como forma de tratar situações de caso médio, ou como meios alternativos para responder à questão “P = NP?”. Alguns tópicos de interesse para orientação:
- Aleatoriedade em Provas (Interativas, Conhecimento Zero, Verificáveis Probabilisticamente)
- Pseudo-Aleatoriedade
- Desaleatorização
- Complexidade de Caso-Médio