Programação de Computadores (CI-208 / CI-180)

Primeiro Semestre de 2012


Ementa

Programação de Computadores utilizando como suporte uma linguagem de programação de uso comum.

Programa

  1. Apresentação
  2. O modelo Von-Neumann e o ciclo edição/compilação/execução
  3. Primeiros Elementos da Linguagem C++
  4. Estruturas de Controle Condicionais
  5. Funções
  6. Estruturas de Controle de Repetição
  7. Parâmetros de Entrada e Saída em Funções
  8. Variáveis indexadas

Distribuição de Turmas

Para informações relativas a uma turma específica (avisos, calendário, listas de notas e presença etc) veja a página correspondente a partir dos "links" na tabela abaixo.

Turma Sala Professor Horário
A   Armando 3a- e 5a-, 07:30H
B   Luciano "
C   Andrey "
D   Eduardo Almeida "
M   Setembrino "
H   Setembrino 3a- e 5a-, 09:30H
U   Aurora "
X   Andrey "
E   Marcos Sunyé 4a- e 6a-, 09:30H
F   Eduardo Almeida "
A1   Wagner "
B1   Nelson Suga "
P   Heinz 2a- e 4a-, 09:30H

Avaliação

O não comparecimento em uma das provas, que não tenha sido justificado conforme o artigo 106, Seção V, Resolução 37/97-CEPE, leva o aluno automaticamente ao exame final. A nota obtida no exame final servirá como nota substituta da nota da prova em que o aluno não compareceu.

Se depois de feito o cálculo dessa forma, o aluno obtiver média parcial inferior a 7.0 e igual ou superior a 4.0, a média final será a média aritmética entre essa média parcial e a nota no exame final.

Exceto nos casos amparados pelo artigo 106, Seção V, Resolução 37/97-CEPE, o não comparecimento a nenhuma das duas provas ou ao exame final caracterizará desistência do curso.

Nos casos amparados pelo artigo 106, Seção V, Resolução 37/97-CEPE, o aluno terá direito à 2a.-chamada específica para a prova em que não compareceu, em data e local divulgados no Calendário de Provas abaixo.

Calendário de Provas

Prova 1:cobrindo os pontos 1 a 6 do Programa
  • 2a-feira, dia 16/04, para Turmas P
  • 3a-feira, dia 17/04, para Turmas A, B, C, D, M / H, U, X
  • 6a-feira, dia 20/04, para Turmas E, F, A1, B1
Prova 2:cobrindo todo o Programa
  • 2a-feira, dia 18/06, para Turmas P
  • 3a-feira, dia 19/06, para Turmas A, B, C, D, M / H, U, X
  • 4a-feira, dia 20/06, para Turmas E, F, A1, B1
2ª chamada:cobrindo todo o Programa, para alunos que faltaram às Provas 1 e/ou 2 e estejam amparados pelo artigo 106, Seção V, Resolução 37/97-CEPE
  • 3a-feira, dia 26/06, para alunos de todas as turmas diurnas, às 09:30H, em sala a ser definida
Exame Final:cobrindo todo o Programa
  • 3a-feira, dia 03/07, para Turmas A, B, C, D, M / H, U, X
  • 4a-feira, dia 04/07, para Turmas E, F, A1, B1 / P

Plantão de Dúvidas

Existem monitores (alunos que já cursaram esta disciplina) à disposição dos alunos para esclarecer dúvidas sobre o conteúdo abordado em aula e nos exercícios.

Os monitores estarão à disposição no Departamento de Informática, subindo as escadas, nas mesas de alunos.

Os horários de permanência destes monitores no local acima são:

Horário 2a. 3a. 4a. 5a. 6a.
08:00 - 09:30          
09:30 - 10:30          
10:30 - 11:30          
11:30 - 12:30          
12:30 - 13:30          
13:30 - 14:30          
14:30 - 15:30          
15:30 - 16:30          
16:30 - 17:30          
17:30 - 18:30          
18:30 - 19:30          
19:30 - 20:30          
20:30 - 21:30          

ATENÇÃO: os monitores iniciarão suas atividades a partir de 11/04/2012

OBSERVAÇÃO: É aconselhável que o aluno tenha em mãos (em um pendrive ou em alguma conta de e-mail) os programas que eventualmente já tenha feito para facilitar o esclarecimento de dúvidas pelos monitores.

Plantão Eletrônico:

Também será possível encaminhar dúvidas por meio eletrônico:

  • Para esclarecimento de dúvidas e troca de dicas entre alunos e professores desta disciplina:
    • Acesse o Grupo Google ci208-duvidas. Qualquer pessoa poderá ler as mensagens deste grupo. No entanto, para enviar mensagens ao grupo, o aluno deverá se increver nele. Isto será solicitado quando o aluno tentar enviar a primeira mensagem ao grupo. Siga as instruções que forem mostradas. Observe que para se inscrever no grupo, o aluno deverá ter uma conta no Google. Se o aluno faz parte do Orkut ou tem conta em Gmail, ele já possui tal conta. Caso contrário, o aluno deverá criar uma conta Google.
    • Contacte diretamente o professor de sua turma por e-mail. Para ter acesso ao e-mail do professor, clique no link correspondente ao nome do professor de sua turma na Tabela de Distribuição de Turmas mais acima nesta página.
  • Dúvidas a respeito de instalação e operação dos compiladores e demais acessórios:

Listas de Exercícios

Aqui o aluno encontra um conjunto de listas de exercícios elaborados por professores da disciplina. O aluno deve resolvê-los 1 a 1, procurando o professor de sua turma e/ou procurando o Plantão de Dúvidas (vide acima) em caso de dúvida.


Bibliografia de Referência


Material de Apoio

Instruções para Instalação do Ambiente de Desenvolvimento de Programas

Fazer o download do ambiente Code::Blocks:

  • Windows (XP, Vista e 7).
  • Linux: Instale o pacote "codeblocks" usando o aplicativo de Gerência de Instalação de Programas de sua distribuição Linux (Synaptic em Ubuntu, aptitude em Debian, etc.). Caso você não consiga, faça o download do programa, seguindo as instruções aqui.
  • Mac-OS: Faça o download do programa e siga as instruções.
  • Consulte o site do ambiente Code::Blocks para outros sistemas operacionais.

Laboratório LM