Ementa: Uso dirigido de ferramentas de desenvolvimento de software. Prática de projeto de algoritmos.
Objetivo: Capacitar o sujeito a compreender o modelo de programação dos computadores atuais e a desenvolver programas usando técnicas elementares de algoritmos e estruturas de dados sobre este modelo. Capacitar o sujeito a desenvolver soluções simples e eficazes para problemas diversos que podem ser resolvidos com as técnicas elementares, sempre considerando a noção de eficiência dos códigos desenvolvidos.
Programa
data assunto [v1.1 30ago2018] ------------------------------------------------------------------. 31set Apresentação da disciplina, Introdução à Linguagem C, Controle de fluxo 02ago Tipos de dados, Operadores 07 Edição e compilação C em UNIX, Entrada e saída padrão 09 Vetores 14 Strings 16 Funções 21 Organização de código, aval Projeto 1: Geração de números aleatórios prazo 06/9 23 Acompanhamento de projeto 28 Ponteiros 30 Estruturas, Tipos enumerados 04set Alocação de memória, Alocação de variáveis 06 aval Projeto 2: Avaliação de expressões Booleanas prazo 20/9 11 Entrada e saída em UNIX 13 Acesso a arquivos 18 Depuração (Maziero), (Hexsel) 20 Alocação dinâmica de matrizes, aval Projeto 3: Processamento de áudio prazo 9/10 25 Acompanhamento de projeto 27 Make (Maziero), (Hexsel) 09 O preprocessador C (Maziero), (Hexsel) 11 aval Projeto 4: Jogo ASCII prazo 01/11, em duplas. 16 A função main (Maziero), (Hexsel) 18 Conversão de tipos (casting) 30 aval Projeto 5: Visualização de modelos 3D com SDL prazo 20/11, em duplas 01nov Acompanhamento de projeto 06 Ponteiros para funções 08 Unions, Bitfields 13 Bibliotecas, Construção de bibliotecas 15 feriado para comemorar golpe militar 20 aval Defesa dos projetos (entrevista individual com o professor) 22 aval Defesa dos projetos (entrevista individual com o professor) 11dez exame final
Leia com atenção as Regras das Atividades de Laboratório.
Bibliografia: