Circuitos Digitais

Como tudo isso funciona


Motherboard PC XT

Introdução

  • Esta disciplina é ofertada na forma remota no período regular 2021/1, conforme resolução CEPE 22/21, alterada pelas resoluções CEPE 34/21 e CEPE 56/21.
  • Teremos aulas síncronas e aulas assíncronas.
  • As aulas síncronas consistem em reuniões virtuais, nas quais alunas e alunos devem estar presentes, logados, no mesmo momento, na pataforma de reunião, ver comunicação. Confira no cronograma os horários dos encontros síncronos.
  • As aulas assíncronas correspondem a atividades feitas pelos alunos e alunas no momento que desejarem, individualmente ou em grupos, conforme o caso, dentro de prazos estabelecidos.
  • A experiência com 7 turmas ministradas em ERE1, ERE2 e ERE2020 foi muito boa, tanto este professor como os(as) alunos(as) aprenderam muito. Importantíssima para o resultado atingido foi a forte cooperação de todos(as).
  • Você deve observar uma diferença em relação à aula presencial. Neste esquema remoto você precisa estudar muito por conta própria, seguindo as orientações fornecidas. Nos encontros a matéria é vista, mas eles rendem muito mais se você estiver fazendo a sua parte. Você não é mais assistente da aula, você tem que ser participante ativo do processo. Vale a pena, seja perseverante, utilize muito a plataforma de comunicação, pergunte e ajude. Vamos vencer mais este desafio nesta época tão difícil!
  • Obrigado pela confiança em estar conosco neste momento. Desejo um ótimo período remoto para todos(as)! Em breve retornaremos ao esquema presencial.
  • IMPORTANTE: Siga instruções na seção Comunicação.
  • Ah, a foto do banner é um extrato de um trabalho de uma disciplina mais avançada, Arquitetura de Computadores, mostrando um circuito implementado no Minecraft.

Ementa

  • Sistemas de numeração. Aritmética binária. Minimização e decomposição de funções booleanas. Circuitos combinacionais. Circuitos sequenciais. Máquinas de estados. Gasto energético e meio ambiente.

Comunicação

  • Esta página web é a referência para a disciplina.
  • O ambiente Moodle do Moodle C3SL é a plataforma de EAD da disciplina, o qual terá as atividades a serem desenvolvidas, trabalhos, orientações e material suplementar. Já teste seu acesso antes das aulas iniciarem.
  • Será utilizado o BBB para encontros síncronos.
  • Para esclarecimento de dúvidas entre aulas síncronas e cooperação entre estudantes será utilizado um grupo Telegram.
  • Os links para o BBB e ingresso no grupo Telegram se encontram no Moodle indicado.

Avaliações

  • Ver no Moodle da Disciplina

Monitoria

  • Não há monitor para a disciplina, porém o grupo Telegram funciona muito bem para esclarecer dúvidas fora das aulas.

Trabalhos e listas exercícios

  • Ver no Moodle da Disciplina

Cronograma tentativo

Material de apoio

Bibliografia

  • Básica
    • Material fornecido pelo professor ao longo do curso
    • Hexsel, R. Sistemas Digitais e Microprocessadores, Ed. UFPR, 2012, ISBN 9788573353068
    • Contemporary Logic Design, Randy H Katz, Benjamin-Cummings, 1994, ISBN 080532703-7

  • Suplementar
    • Introduction to Computing Systems: From Bits and Gates to C and Beyond, Yale N Patt e Sanjay J Patel, 2003, 2a ed., McGraw-Hill.
    • Patterson, D.A. e Hennessy, J.L. Organização e projeto de computadores - A interface hardware/software. 4a ed., Campus Elsevier, ISBN 9788535235852, ou edições anteriores.
    • David Money Harris e Sarah L. Harris. Digital Design and Computer Architecture. Morgan Kaufmann, 2007. ISBN: 9780123704979.
    • Circuitos Digitais e Microprocessadores, H Taub, McGraw-Hill, 1985.
    • Sistemas digitais : princípios e aplicações, R J Tocci, N S Wiedmer, G L Moss, Pearson/Prentice Hall, 2007.